A coenzima Q10, também chamada de ubiquinona ou ubiquinol, é uma substância naturalmente encontrada no corpo. Porém, também pode ser adquirida através da alimentação e suplementação. Ela é importante para geração de energia no organismo, mas sua presença pode ser inibida por alguns tipos de medicamentos, por doenças genéticas e até pela idade avançada.
A carne de frango é uma boa fonte da coenzima Q10, e ainda com a vantagem de ser uma carne magra. É comprovado cientificamente que a manutenção dos níveis de coQ10 no organismo é eficaz na melhora da qualidade de vida de pacientes que apresentam determinadas doenças, como mal de Parkinson, doença mitocondrial, hipertensão, infarto agudo do miocárdio, doença de huntington (hereditária que causa a morte das células do cérebro).
Por ser sintetizada pelas células do corpo humano, normalmente o organismo não depende de suprimentos externos de coenzima Q10. No entanto, a síntese interna tende a diminuir com a idade ou pode estar comprometida em condições de doenças.
Ainda, a coQ10, por possuir capacidade de transferir elétrons, atua como um ótimo antioxidante, e por este motivo, tem sido recomendada para tratamento de distúrbios relacionado ao estresse oxidativo, como infertilidade masculina (melhora na qualidade do sêmen), regeneração muscular e prevenção de lesões em atletas, fibromialgia e dentre outros. Contudo, esta substância é contraindicada em pacientes renais graves e pode promover alguns efeitos colaterais, como sudorese, palpitação, insônia, alterações gastrointestinais, e etc.