Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Coleção Suinocultura em Ação

<p>''A Fêmea Suína de Reposição'' é a mais nova edição da coleção de livros ''Suinocultura em Ação'', produzida pelo Setor de Suínos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.</p>

Redação (21/11/06) – em parceria com a Schering-Plough. Esta edição mostra as características da categoria que pode ser considerada a mais importante de um plantel de matrizes, a leitoa, também conhecida como marrã.

Além disso, esta série contribui para o aprendizado de pessoas vinculadas à área como: veterinários, técnicos, acadêmicos e funcionários de granja, através de uma atualizada revisão bibliográfica e de trabalhos realizados pela própria equipe do Setor de Suínos – UFGRS.

De uma forma teórica e prática o livro apresenta a importância desta categoria na produtividade do plantel de matrizes, visto no capítulo 1 os aspectos a serem considerados no momento da cobertura da leitoa (capítulo 8). Além disso, o capítulo 2, cujo título é Origem das leitoas de reposição, mostra quais são as diferenças entre os sistemas de reposição e de aquisição, além de apresentar o novo sistema de criação de leitoas em unidades separadas, o 4 Sítio.

O capítulo 3 apresenta os Cuidados na introdução de leitoas na granja, diferenciando os períodos de quarentena e de adaptação. Já o capítulo 4 mostra de uma forma detalhada as Bases fisiológicas e fatores que influenciam na puberdade da leitoa. Em seguida, no capítulo 5, de uma maneira mais prática, o Manejo para a indução da puberdade na leitoa é descrito, desde o transporte, realocação e mistura dos lotes até a utilização da hormonioterapia em fêmeas com puberdade atrasada.

O capítulo 6 apresenta a Organização de grupos de leitoas com o ciclo estral sincronizado, onde exemplifica a formação de grupos de leitoas em baias e também em gaiolas, no caso de granjas em povoamento e, além disso, descreve detalhadamente a formação de grupos de leitoas através do emprego de combinações hormonais. Finalmente, o penúltimo capítulo, o 7, apresenta como pode-se realizar o Melhoramento da produtividade das leitoas, abrangendo desde fatores que interferem nos dias não produtivos do plantel, até a caracterização da síndrome do segundo parto.
 
De uma maneira geral, todos os capítulos são ricos em exemplos práticos, demonstrados em forma de tabelas, figuras e quadros para melhor leitura, e compreensão do leitor.

Os interessados podem adquirir o livro gratuitamente entrando em contato com Schering-Plough pelo telefone (11) 4613 4011.