Socializar com os amigos, muitas vezes (ou quase sempre), envolve tomar algum tipo de bebida alcoólica. Os apreciadores de diferentes tipos, como vinho, cerveja e drinks, gostam de beber nas diversas situações da vida.
No entanto, um efeito contrário que atinge uma grande parcela da população é a ressaca. Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), 78% dos consumidores sofrem com os sintomas da ressaca enquanto o álcool é absorvido pelo organismo.
No dia seguinte, após tomar alguns copos, a sensação pode ser muito difícil para grande parte das pessoas. Náuseas, dor de cabeça e mal-estar são alguns dos sintomas comuns que surgem com a ressaca.
Segundo o gastroenterologista Rogério Pinheiro Alves, em entrevista para a CNN Brasil:
“A ressaca é fruto da desidratação que o organismo sofre e dessas substâncias do álcool que acabam sendo metabolizadas de uma forma não tão boa.“
No entanto, existem algumas formas de amenizar e até mesmo evitar esse efeito colateral. Entre eles, está o simples ato de comer um ovo antes e depois de beber.
Por que o ovo ajuda na ressaca?
O ovo, tão presente da mesa dos brasileiros, pode ser um grande aliado no alívio da ressaca. Isso acontece porque esse alimento possui o aminoácido cisteína, que ajuda na produção de antioxidantes, geralmente prejudicados pela ingestão do álcool.
A nutricionista Alline Schuncke explicou, em entrevista ao UOL, que a gordura presente nos ovos também contribui para a diminuição dos efeitos da bebida alcoólica no corpo.
“Ingerir gordura antes de beber ajuda a diminuir os sintomas da ressaca, pois a gordura demora a ser digerida no organismo e, consequentemente, vai fazer com que a absorção do álcool também seja mais lenta.“
Alline destaca que comer um ovo antes e outro depois do consumo de álcool ajuda ainda mais nos efeitos da ressaca.
Outros alimentos importantes
Além do ovo, outros alimentos podem auxiliar o organismo na absorção do álcool. Conheça alguns deles:
Abacate: compostos presentes na fruta protegem o fígado de possíveis lesões, além de aumentar os níveis de potássio e diminuir o risco de desidratação.
Banana: rica em potássio, impede a desidratação causada pelo álcool e protege os sistemas nervoso e muscular.
Quinoa: possui antioxidantes que protegem o organismo de radicais livres, além de ter magnésio e potássio, que diminuem os riscos do álcool.
Frutas vermelhas: são ricas em água e ajudam a manter o corpo hidratado. Também possuem propriedades antioxidantes que atuam contra os danos que a bebida alcoólica pode causar às células.