A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei que institui a política do biogás no estado (SC-Biogás), vinculado à Secretaria da Agricultura e da Pesca.
A proposta estabelece a transformação em energia dos dejetos de animais, especialmente, suínos, aves e bovinos, traçando diretrizes para o adequado manejo e aproveitamento de biogás, por meio de legislação e incentivos e determina as ações que transformam uma potencial fonte poluidora em geração de energia.
O deputado Moacir Sopelsa, que estava secretário da Agricultura e da Pesca quando o projeto foi elaborado, destaca que “a aprovação desta proposta representa um avanço importante na preservação do meio ambiente. Além disso, vai significar a possibilidade de aumento de renda nas propriedades, iniciando um novo projeto econômico para Santa Catarina, com a implementação de uma nova cadeia produtiva economicamente viável”.
Como política pública e marco legal, o projeto institui a política do biogás em Santa Catarina e incentiva várias ações, em diferentes níveis, sociais, ambientais e econômicos, fomentando ainda o associativismo e o cooperativismo para a implantação de empreendimentos voltados à produção e exploração de biogás, acredita o parlamentar.