Redação (31/10/2007)- O presidente da Conab, Wagner Rossi, e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio de Salles Meirelles, assinam na próxima quinta-feira (8), termo de cooperação técnica para a realização de estudos e atualização dos coeficientes técnicos e de coleta de preços de insumos agropecuários, utilizados pela estatal na elaboração dos custos de produção. O evento contará com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
A idéia é ampliar a discussão dessas análises com profissionais e organizações do setor, permitindo que os técnicos das cadeias produtivas da iniciativa privada participem, junto aos analistas da Conab, da pesquisa que precede a divulgação dos números oficiais dos custos de produção. “Essa parceria enriquece e reforça a metodologia de pesquisa adotada pelo governo”, afirma Wagner Rossi.
De acordo com as regras, Conab e CNA poderão adotar medidas com vistas à melhoria dos trabalhos, como a capacitação de pessoal, parcerias com universidades, empresas, centros de pesquisas, federações e sindicatos rurais, para a pluralidade de uma rede de informantes. “As informações trazidas serão úteis, pois poderão subsidiar em tomadas de decisões mais positivas para a população e o agronegócio, tornando o processo mais democrático”, defende.