A comunidade de Concórdia, em Santa Catarina, vai ganhar um espaço dedicado à ciência. Inaugura nesta terça-feira (16/10), a Casa da Ciência Embrapa, numa parceria entre a Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Colégio CEM (Cooperativa Educacional Magna). A inauguração é às 9 horas no Colégio CEM, na rua Osvaldo Zandavalli, 465, no centro da cidade.
Com 20 m2, o local vai abrigar primeiramente uma minibiblioteca com publicações científicas da empresa voltadas ao público infanto-juvenil, bancada com materiais utilizados em laboratório, amostras de água coletadas em rios com e sem mata ciliar e uma cisterna. A Casa da Ciência Embrapa é a nova atração da minicidade cooperativista criada no Colégio CEM, que também conta com espaços político, financeiro, comercial e cultural (como prefeitura, câmara de vereadores, cooperativa de crédito, casa cultural, livroteca, centro de convenções, horta e praça).
“É muito importante que a Embrapa ofereça para a comunidade e para os estudantes este espaço de estímulo à pesquisa e à ciência em nosso país. A Casa da Ciência é mais uma oportunidade de divulgarmos as tecnologias geradas pela Embrapa”, diz o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.
Administrada pelos alunos da escola (que elegem um “prefeito” entre os colegas), a minicidade é um projeto do Colégio CEM que desenvolve “a cidadania e o desenvolvimento integral dos alunos nos princípios do cooperativismo, com ética, respeito, democracia, solidariedade e trabalho em conjunto”, segundo a presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini.
A inauguração da Casa da Ciência da Embrapa marca também a nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que reúne em eventos por todo o Brasil inovações que podem tornar realidade o desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo.