Bastos, o município com a maior produção brasileira de ovos, vai realizar em julho o tradicional Concurso de Qualidade do Ovo. Ele é realizado há 40 anos e premia as granjas cujos ovos são classificados do primeiro ao quinto lugares em um rigoroso julgamento feito por uma comissão de especialistas, com apoio de uma máquina com alta tecnologia japonesa.
O Concurso será realizado no dia 13 de julho, uma quarta-feira, dois dias antes da abertura da 52ª Festa do Ovo, evento que comemorará os 83 anos da Capital do Ovo.
Neste ano a comissão organizadora do Concurso de Qualidade do Ovo 2011 é formada pelos avicultores bastenses Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Christian Hideyuki Maki, Dante Yuji Miyakubo, Luciano Ono, James Nakanishi, Jorge Miyakubo, Milton Mizuma, Paulo Ueyama, Sérgio Kenji Kakimoto e Wagner Robert Mizohata, sob a presidência de Leonardo Sacramento Yoshikawa.
A 52ª Festa do Ovo
A premiação dos avicultores campeões nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna acontecerá durante a Festa do Ovo, que está agendada para os dias 15, 16 e 17 de julho, promovida pela Prefeitura Municipal, com organização da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba). Este ano, em seu segundo mandato consecutivo, a Acenba é presidida pelo avicultor Osamu Yabuta.
Na manhã do primeiro dia do evento serão realizados também o 37º Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e a 34ª Jornada Técnica, com palestras comandadas por especialistas em avicultura, reunindo produtores de ovos e fornecedores avícolas de todo o país.