Da Redação 17/11/2003 – 03h50 – Depois de quatro anos nos quais foi comprovado o interesse do público gaúcho pelo assunto, os organizadores dos seminários internacional e estadual de agroecologia decidiram inovar nesta edição. A partir desta terça, dia 18, paralelamente aos dois eventos, ocorre também o 1 Congresso Brasileiro de Agroecologia. Será um espaço para a apresentação de trabalhos científicos e pesquisas sobre agricultura ecológica e desenvolvimento rural sustentável.
Até sexta-feira, o Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, vai reunir representantes de 12 países, 26 Estados e diversos municípios gaúchos. A previsão da Emater (que promove os seminários com a Embrapa e outras 25 entidades) é de que 3 mil pessoas participem das discussões.
O tema geral neste ano é Conquistando a soberania alimentar. A programação começa na terça, com destaque para a palestra do bispo de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli, às 10h30min. Membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Dom Mauro Morelli é referência em projetos de combate à fome.
Além das conferências e debates, estão previstas atividades paralelas, como oficinas, mostra cultural, lançamento de livros e uma edição da Terça Ecológica (amanhã, às 19h30min), promoção do Núcleo de Ecojornalistas do Estado, com o tema Consumo Consciente.