As ondas do verão brasileiro estão causando um certo gosto de “peixe frito”, ou melhor, suíno frito. Tenho anos de vivência nessa Cadeia Produtiva da Carne Suína, e chego à conclusão que cada ano que passa entendo cada vez menos do processo de formação dos preços de nossos produtos.
Talvez o aquecimento global esteja provocando um processo de fritura aos produtores independentes de nosso país. A onda provocada por várias ações oriundas da Capital idealizada por JK leva a crer que tudo está uma maravilha!
As ondas de informações incorretas, com utilização de isca para pegar aqueles que não vivem diariamente o segmento, acabam sendo levados a pensar através da falsa brisa anunciada, que o setor vai muito bem a sua navegação. Com objetivo cada vez mais orientado por uma bussola de políticas públicas, favorecendo aquele que especula o tempo todo, em cima daquele que realmente produz o alimento necessário para uma população emergente.
Navegar é preciso! Manter vivo aquele brasileiro que tem sua vocação pela terra, pela produção agropecuária, deve ser também protegido por essa onda descontrolada de injustiças entre o capital X trabalho. Caso isso não ocorra, a globalização virá pelas ondas marítimas trazendo novos povos oriundos de tsunami já ocorridos lá. E eles, serão os novos imigrantes de nosso hemisfério sul, pois, quem teve a obrigação de nos proteger, preferiu viver e usar a beleza de nossa brisa, esquecendo que não cuidar da origem de uma cadeia produtiva, um dia o barco afunda… para todos.
Valdomiro Ferreira Júnior
Presidente Executivo da APCS
E-mail: [email protected]