A Coopavel é destaque de recente anúncio feito pela Cobb, empresa norte-americana que é uma das maiores do mundo em genética para aves. A cooperativa apresentou o melhor desempenho em produtividade no lote de número 115, com produção total por fêmea de 193,05 ovos. Essa performance coloca a Coopavel entre os quatro melhores lotes da América do Sul, o segundo melhor do Brasil e o melhor do Paraná. O reconhecimento, conquistado pela primeira vez pela cooperativa com sede em Cascavel, refere-se a desempenho alcançado no ano de 2019.
Acompanhamento
Há muito tempo a multinacional conta com um trabalho de acompanhamento, junto aos seus clientes, para aferir anualmente a performance na produção. “É um reconhecimento importante, que demonstra que os investimentos e o método de trabalho empregado pela cooperativa nessa área, que é tão concorrida, estão na direção certa”, diz o presidente Dilvo Grolli. A Coopavel investe na avicultura em escala comercial há quase 23 anos e exporta para mais de 30 países.
Junção de fatores
O gerente de Matrizes e Incubatório da Coopavel, o médico veterinário Marcos Adriano Scalco, informa que o desempenho do lote premiado pela Cobb é o resultado de uma junção de fatores. “Devido ao manejo dedicado da equipe em cuidar das aves desde o primeiro dia, ao bom acompanhamento da fornecedora de genética, que mantém pessoal técnico de alto nível sempre à disposição, e ao esforço coletivo para buscar o melhor desempenho e performance de cada lote”.
Conquista importante
Marcos afirma que o reconhecimento da Cobb é uma conquista importante para a Coopavel. “Trabalhamos muito e de forma intensa de olho no aumento da produtividade gerando, consequentemente, mais lucratividade para a Coopavel e também aos seus integrados, que receberão aves ainda melhores para o processo de confinamento”. Quanto mais ovos se produz, mais diluem os custos e mais pintinhos são entregues ao cooperado de fomento de frango da cooperativa, conforme o gerente.
Autossuficiente
A Coopavel é uma das cooperativas que dominam todo o ciclo da avicultura, da produção dos pintinhos de um dia ao abate diário de milhares de cabeças em seu frigorífico. Na parceria, a Cobb envia para a cooperativa a matriz de um dia, que vai se transformar na produtora de ovos de um dia e pintinhos. Machos e fêmeas são alojados em aviários separados e com 22 semanas a matriz, que até então estava nas granjas de crescimento, são transferidas para os aviários de produção da própria cooperativa, onde permanecerão por mais 44 semanas.
Produção
A produção de ovos dessas matrizes, segundo Marcos Scalco, começa na 25ª semana e se estende até a 66ª. Além de ser autossuficiente para produção de ovos e de pintinhos de um dia, a cooperativa também faz a comercialização para terceiros, principalmente de ovos. De olho no cenário futuro e boas perspectivas à atividade, a Coopavel investe na ampliação de estruturas físicas de seus matrizeiros de aves. Isso permitirá, segundo o gerente, ampliar ainda mais a produção.