Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa lança carne de avestruz no mercado

<p>A Coovestruz está disponibilizando no mercado cortes como filé mignon, hambúrguer e quibe de avestruz.</p><p></p><p></p>

Redação AI (14/09/06)- Os consumidores que apreciam a nobreza e o sabor especial da carne de avestruz, têm a partir de agora a oportunidade de adquirir o produto nos supermercados e delicatessens da cidade. É que a Coovestruz, cooperativa de criadores de avestruz do nordeste, está disponibilizando no mercado cortes como filé mignon, hambúrguer e quibe de avestruz.

A carne será comercializada inicialmente numa rede de supermercados, em embalagens de quatrocentos gramas. Mas a cooperativa também está fornecendo para hotéis, restaurantes e lanchonetes. Os produtos estão chegando ao mercado depois de um rígido controle de qualidade e fiscalização. Todos têm sêlo de inspeção fornecido pelo serviço de inspeção estadual da Adagro, Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco. A cooperativa, através de um convênio com o Senar, serviço nacional de capacitação rural também está treinando uma equipe de funcionários para fabricação de embutidos e defumados.

“Nossa preocupação é garantir ao consumidor um produto de alta qualidade”, disse o presidente da Coovestruz, Antônio Augusto Wanderley, “e para isso a cooperativa se profissionalizou. Todos os animais são abatidos na época certa, num trabalho sério de controle de higiene e sanidade”.

A vantagem da carne de avestruz é destacada pela alta qualidade nutricional e baixo teor de gordura. A carne de avestruz pode ser uma alternativa para quem está em busca de uma alimentação mais saudável. Tem o menor percentual de calorias, 97 por quilo, comparado aos demais animais. A carne bovina por exemplo, atinge até 240 calorias por quilo.

Faz bem aos atletas, pois é livre de hormônios de crescimento e antibióticos; é indicada às gestantes e adolescentes, em função do alto valor protéico; e ideal para os idosos, por ser uma carne de grande digestibilidade e fácil mastigação. A cooperativa espera disponibilizar por mês uma tonelada de carne de avestruz para beneficiamento e comercialização.