Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativismo

Cooperativistas brasileiros realizam missão de estudos na Alemanha

 A visita é mais uma etapa de formação que visa proporcionar um intercâmbio de informações sobre cooperativismo com outros países.

Cooperativistas brasileiros realizam missão de estudos na Alemanha

Cerca de 20 cooperativistas brasileiros que integram a sexta turma do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Ocepar desembarcaram na Alemanha, no início desta semana.  A visita é mais uma etapa de formação que visa proporcionar um intercâmbio de informações sobre cooperativismo com outros países.

Na quarta-feira (29), eles estiveram em Montabaur, localizada a cerca de 100 quilômetros de Frankfurt, onde participaram de um seminário na Academia de Cooperativas Alemãs (ADG), uma das principais instituições de qualificação e soluções em gestão do país. No evento, foram tratados temas como a estrutura do setor cooperativo alemão, os desafios futuros das cooperativas de crédito na Alemanha e os projetos de digitalização nas cooperativas agropecuárias.

Nesta quinta-feira (30), as atividades ocorreram em Boon, na DGRV (Confederação as Cooperativas Alemãs), entidade que atua com a representação e auditoria das cooperativas, em conjunto com a organização das cooperativas alemãs. Ambas trabalham seguindo a tradição de Friedrich Wilhelm Raiffeisen and Hermann Schulze-Delitzsch. A Ocepar e a OCB possuem um acordo de cooperação com o escritório da DGRV no Brasil.

Os cooperativistas visitaram atambém a BVR, associação nacional das cooperativas de crédito alemãs, cujos membros são todos os “bancos cooperativos”: cooperativas de crédito locais, centrais, associações de auditores cooperativos, instituições bancárias para igrejas, entre outros. A entidade possui escritórios que defendem os interesses do setor em Berlim e Bruxelas.

A programação continua em Trier, com visita ao Volksbank Trier, cooperativa de crédito que tem como objetivo apoiar e promover ativamente seus membros e clientes. Haverá ainda uma apresentação sobre a cooperativa de energia que conta com mais de 200 membros e tem como principal foco a energia fotovoltaica. Na semana que vem, o grupo cumpre um roteiro de visitas técnicas na Itália.

A sexta turma do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças é formada por profissionais de cooperativas paranaenses dos ramos agropecuário, saúde e crédito, e dos Sistemas Ocepar e OCB. Neste ano, o grupo também visitou os Estados Unidos e o Canadá, no mês de maio.