Cerca de 20 cooperativistas brasileiros que integram a sexta turma do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Ocepar desembarcaram na Alemanha, no início desta semana. A visita é mais uma etapa de formação que visa proporcionar um intercâmbio de informações sobre cooperativismo com outros países.
Na quarta-feira (29), eles estiveram em Montabaur, localizada a cerca de 100 quilômetros de Frankfurt, onde participaram de um seminário na Academia de Cooperativas Alemãs (ADG), uma das principais instituições de qualificação e soluções em gestão do país. No evento, foram tratados temas como a estrutura do setor cooperativo alemão, os desafios futuros das cooperativas de crédito na Alemanha e os projetos de digitalização nas cooperativas agropecuárias.
Nesta quinta-feira (30), as atividades ocorreram em Boon, na DGRV (Confederação as Cooperativas Alemãs), entidade que atua com a representação e auditoria das cooperativas, em conjunto com a organização das cooperativas alemãs. Ambas trabalham seguindo a tradição de Friedrich Wilhelm Raiffeisen and Hermann Schulze-Delitzsch. A Ocepar e a OCB possuem um acordo de cooperação com o escritório da DGRV no Brasil.
Os cooperativistas visitaram atambém a BVR, associação nacional das cooperativas de crédito alemãs, cujos membros são todos os “bancos cooperativos”: cooperativas de crédito locais, centrais, associações de auditores cooperativos, instituições bancárias para igrejas, entre outros. A entidade possui escritórios que defendem os interesses do setor em Berlim e Bruxelas.
A programação continua em Trier, com visita ao Volksbank Trier, cooperativa de crédito que tem como objetivo apoiar e promover ativamente seus membros e clientes. Haverá ainda uma apresentação sobre a cooperativa de energia que conta com mais de 200 membros e tem como principal foco a energia fotovoltaica. Na semana que vem, o grupo cumpre um roteiro de visitas técnicas na Itália.
A sexta turma do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças é formada por profissionais de cooperativas paranaenses dos ramos agropecuário, saúde e crédito, e dos Sistemas Ocepar e OCB. Neste ano, o grupo também visitou os Estados Unidos e o Canadá, no mês de maio.