A cooperação entre os agricultores que fazem parte das atividades da Copacol resultou em benefícios significativos, conforme anunciado pela cooperativa. Em uma reunião conjunta realizada nesta terça-feira, a Cooperativa Agroindustrial Consolata decidiu antecipar R$ 162 milhões para os oito mil produtores integrados no Oeste e no Sudoeste do Paraná. Desse montante, R$ 90 milhões serão repassados a partir de quinta-feira, e o restante será distribuído após a Assembleia Geral Ordinária (AGO) em 2 de fevereiro.
Valter Pitol, diretor-presidente da Copacol, destacou que, embora o setor como um todo tenha apresentado bom desempenho nas atividades agrícolas e de integração, os desafios econômicos no mercado impactaram nos resultados, exigindo ações para garantir a competitividade. Ele ressaltou que a avicultura enfrentou um ano difícil, com alto abastecimento do produto no mercado interno e a necessidade de medidas para manter a competitividade.
- 📱Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
Embora as contas da cooperativa só sejam fechadas em janeiro do próximo ano, há expectativas de crescimento no faturamento. As sobras e complementações de 2023 registraram um aumento de 5% em comparação com o exercício anterior. Pitol enfatizou que a diversificação de negócios e um planejamento seguro de investimentos contribuíram para manter a ascensão dos resultados, refletindo no benefício anual aos cooperados.
Os cooperados receberão valores que variam de acordo com as commodities produzidas, como soja, milho, trigo, café, leite, suínos, entre outros. O pagamento desses valores será dividido em duas parcelas, sendo 50% na quinta-feira e o restante após a AGO.
Além disso, a cooperativa repassará complementações relacionadas a aves, ovos, peixes e juvenis, dividindo os pagamentos entre quinta-feira e após a AGO.