Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Receita

Costelinha de porco com geleia de damasco

A combinação de sabores agridoces faz essa costelinha entrar para aquela categoria de comida com gosto de ocasião especial

Costelinha de porco com geleia de damasco

Para salmoura

Ingredientes

  • 1 peça de costela de porco (cerca de 1,5 kg ou 12 ripas)
  • ? de xícara (chá) de sal
  • ? de xícara (chá) de açúcar
  • 3 litros de água
  • 3 ramos de louro

Modo de preparo

  1. Numa assadeira de borda alta (ou tigela grande), misture a água com o sal e o açúcar. Atenção: a assadeira deve ser grande e funda para a costelinha ficar imersa no soro. Caso a peça de costelinha esteja com muita gordura, retire o excesso. 
  2. Mergulhe a costelinha na assadeira, junte os louros, cubra com filme e deixe na geladeira por 12 horas (se preferir, prepare na noite anterior). Caso a costelinha não fique completamente imersa no soro por conta do tamanho da sua assadeira, vire a peça na metade do tempo para hidratar de maneira uniforme.

Para assar

Ingredientes

  • ? de xícara (chá) de geleia de damasco (cerca de 100g)
  • 12 damascos secos inteiros (100g)
  • 3 cebolas roxas
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  1. Pré-aqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).
  2. Retire a costelinha da salmoura e descarte o líquido. Seque bem a peça com um pano de prato limpo (ou papel-toalha) e tempere os dois lados com pimenta-do-reino a gosto. Atenção: não é preciso temperar com sal, pois além de deixar a costelinha mais úmida, a salmoura também tempera a carne. 
  3. Disponha a costelinha numa assadeira grande, com a parte da gordura para cima. Corte a cebola em quartos, passando a faca pela raiz e descasque – dessa forma as pétalas ficam unidas ao assar. Distribua os gomos de cebola, os damascos inteiros e os ramos de louro em volta da costelinha. 
  4. Tempere as cebolas com sal e um fio de azeite. Regue a assadeira com o vinho e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno para assar por 1h40, ou até que a costelinha esteja bem macia. 
  5. Após a primeira etapa de cozimento, retire a assadeira do forno e aumente a temperatura para 230 ºC (temperatura alta). 
  6. Retire o papel-alumínio e separe numa tigela pequena 2 ½ colheres (sopa) do líquido que se formou na assadeira.
  7. Misture bem a geleia de damasco ao líquido reservado e espalhe com uma colher sobre a costelinha. 
  8. Volte a assadeira ao forno (descoberta) e deixe assar por mais 40 minutos, ou até a superfície da costelinha ficar bem dourada – na metade do tempo, vire as cebolas e os damascos para não queimarem. 
  9. Assim que a costelinha estiver dourada, retire a assadeira do forno e espere pelo menos 15 minutos antes de cortar – assim, os sucos da carne se redistribuem e a costelinha fica mais saborosa e úmida. 
  10. Na hora de servir, transfira a costelinha para uma tábua e corte as ripas entre cada ossinho. Sirva com as cebolas, os damascos e o caldo que se formou na assadeira. Essa costelinha também fica uma delícia com molho de damasco e vinho.

OBS: caso sua geleia de damasco tenha muitos pedaços, bata com um mixer (ou miniprocessador) para desmanchar a fruta antes de usar na receita.

Dica de Planejamento

Você pode preparar a costelinha até o passo 4 (primeira etapa de cozimento) e finalizar no momento de servir. 

Depois de assar por 1h40, retire a costelinha do forno e reserve o líquido para misturar ainda quente na geleia de damasco. Mantenha a peça fechada com papel-alumínio por até no máximo 1 hora em temperatura ambiente ou na geladeira, caso tenha assado com mais antecedência (de manhã, por exemplo).

Para finalizar:

– Se a costelinha estava em temperatura ambiente: basta seguir a receita de onde parou: espalhe a mistura de geleia na costelinha e leve ao forno preaquecido a 230 ºC (temperatura alta) para dourar;
– Se a costelinha estava na geladeira: retire a assadeira da geladeira 40 minutos antes de assar para quebrar o gelo.