Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Criado grupo para agronegócio

Um dos resultados concretos do Encontro Econômico Brasil-Alemanha foi a criação, ontem (27/10), do Grupo de Trabalho para Cooperação em Agribusiness.

Da Redação 28/10/2003 – 05h00 –  O secretário-executivo da Câmara de Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mário Mugnaini, e o presidente da Associação Brasileira de Agribusiness, Carlo Lovatelli, são os representantes do Brasil. Do lado alemão, participa a ministra da Defesa do Consumidor, Alimentos e Agricultura, Renate Künast.

Conforme Carlo Lovatelli, o grupo de trabalho vai atuar inicialmente com alguns itens em comum, para que haja harmonia nas negociações bilaterais. Sendo a Alemanha líder da Comunidade Européia, e o Brasil, do Mercosul, os dois países têm papéis fundamentais a desempenhar perante seus parceiros nos blocos econômicos, ressaltou.

Os principais itens que serão discutidas pelos integrantes do grupo de trabalho são grãos, valores agregados aos produtos agrícolas, carnes, serviços prestados ao meio rural, financiamentos e investimentos em indústrias de processamento de produtos agrícolas. “Acredito que o trabalho será bem sucedido e poderão ser criadas muitas oportunidades para os dois países”, garante.