Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Criador planeja exportar avestruz para Europa

Dono do terceiro maior rebanho mundial de avestruz, o Brasil pretende, no próximo ano, começar a exportar a carne da ave para a Europa, Oriente Médio e China.

Redação AI 03/12/2004 – Dono do terceiro maior rebanho mundial de avestruz, o Brasil pretende, no próximo ano, começar a exportar a carne da ave para a Europa, Oriente Médio e China. A expectativa é que, em até três anos, o País comercialize com o exterior entre 30 e 50 toneladas por mês.

Atualmente, o Brasil tem um plantel de 180 mil animais – crescimento de 50% sobre o ano anterior -, mas como ainda está em formação, os abates são muito pequenos, estimados em pouco mais mil cabeças, ou três toneladas por mês. Um inibidor do consumo é o preço do produto, que no varejo chega até a R$ 90 o quilo, pouco atrativo para o consumidor.

No entanto, a demanda pela carne no mercado mundial é grande. “O preço no mercado interno é artificial”, afirma o presidente da Associação dos Criadores de Avestruz do Brasil (Acab), Celso da Costa Carrer. Segundo ele, ao exportar o criador obteria um preço menor, de US$ 10 por quilo, que seria compensado pelo maior volume vendido.