Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura Brasileira

Criatório mantém banco genético de raças nativas, preservando aves genuinamente brasileiras da extinção

Aves como a Sura, Nanica ou Meia-perna, Rabo de Leque e Canela Preta Pescoço Pelado deixaram de ser criadas no país, levando ao quase desaparecimento deste material genético genuinamente brasileiro

O zootecnista Genilson Bezerra de Carvalho resolveu assumir para si uma missão muito importante: a de preservar galinhas de raças regionais nativas genuinamente brasileiras. Antes comuns na região Nordeste, por exemplo, elas praticamente desaparecendo dos sítios e criações, correndo o risco de serem extintas, perdendo assim um importante material genético avícola. “O nosso Brasil teve este animal e este animal não pode desaparecer; se não tomarmos cuidado, a nossa avicultura antiga, este tronco genético, ele também pode sumir, ele também pode entrar em extinção”, comenta Carvalho, do Criatório Sertão Caipira.

No seu criatório, localizado no município de Picos, no Piauí, o avicultor mantém áreas de recria de raças como a Sura, Nanica ou Meia-perna, Rabo de Leque, Canela Preta Pescoço Pelado e outras, estabelecendo conexões e contatos com outros pesquisadores e avicultores com o objetivo de não deixar estas tradicionais aves brasileiras sumirem do mapa. “Hoje, só para você ter uma ideia, esta galinha Sura, esta galinha Nanica, aqui no Estado do Piauí, no Estado do Maranhão, ela está praticamente desaparecendo. É muito difícil encontrar um criador que tenha este animal na sua criação. O que muitos criadores dizem é: eu já tive”, comenta Carvalho, também em vídeo.

Estas aves em si, de acordo com o zootecnista, normalmente tem baixa produção de ovos ou baixo ganho diário de peso em relação às atuais linhagens modernas. No entanto, a sua preservação é importante para manter um banco genético vivo, já que as aves nativas possuem inúmeras outras vantagens que as diferencia das atuais galinhas, como a rusticidade, por exemplo. “A importância e o foco é aumentar a população destes animais aqui no nosso plantel e, futuramente, comercializar este animal para aquele criador que deseja também ter no seu plante este material genético antigo, este material genético que um dia foi criado aqui no Brasil e hoje está desaparecendo”, afirma Carvalho.

CENSO DAS RAÇAS NATIVAS

O próprio Carvalho se propôs a realizar um censo das aves de raças nativas brasileiras, criando um canal de contato para que outros criadores informem quais raças e o número de aves que dispõem em seus planteis. “Eu vejo isto com grande importância para a nossa avicultura e eu preciso da colaboração; é impossível realizar este censo sem a participação de vocês [outros criadores]”, enfatiza.

O zootecnista ressalta que a colaboração de outros avicultores será de suma importância para a elaboração deste censo e do mapeamento das aves dentro dos Estados brasileiros. O objetivo futuro é ter uma descrição detalhada da população de aves nativas existentes no país.

Canela Preta de Pescoço Pelado

Esta ave possui como característica tarso e falanges de coloração preta, da mesma forma que as penas de seu corpo, sendo que sua carne possui uma coloração mais escura, se comparada a das tradicionais galinhas caipiras brasileiras.

Rabo de Leque

Esta é uma raça com um tronco genético muito antigo. O seu nome deriva da sua cauda, muito semelhante a um leque. Também conhecida como galinha de cinco dedos, pois alguns indivíduos possuem esta formação em um ou ambos os pés. É a única raça de galinha nativa brasileira a apresentar esta característica.