Entre os dias 27 e 29 de junho de 2022 foi realizada a reunião anual do Grupo para Comparação dos Custos de Produção na Suinocultura (InterPIG). O encontro deste ano aconteceu na cidade de Szekszárd, na Hungria e foi organizado em conjunto com a reunião anual da rede Agri Benchmark (agribenchmark.org) e o Instituto de Pesquisa em Economia Agrícola da Hungria (aki.gov.hu).
Em 2021 todos os países participantes sofreram um aumento no preço da ração, o que impactou diretamente os custos de produção. A reunião tratou do alto aumento do preço das matérias-primas e, portanto, o custo de produção. Além das consequências que a PSA causou alguns países.
egundo o pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves Marcelo Miele, o principal objetivo é “trazer informações para os agentes da cadeia produtiva no Brasil sobre o grau de competitividade dos seus principais concorrentes”. As estimativas definitivas e a análise dos resultados estarão disponíveis até o final do ano na Central de Inteligência em Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa (embrapa.br/suinos-e-aves/cias). Na página da CIAS, podem ser consultados os custos mundiais desde 2010.
A reunião InterPIG ocorre anualmente, envolvendo as principais instituições de pesquisa que estudam a competitividade da suinocultura nos principais países produtores. A Embrapa Suínos e Aves participa desde 2008 com estimativas para Santa Catarina, onde conta com a parceria da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), e para Mato Grosso, onde conta com a parceria do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat).