Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

GRÃOS

Demanda nacional e internacional em baixa pressiona os preços da soja

Demanda nacional e internacional em baixa pressiona os preços da soja

De acordo com os dados mais recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as negociações envolvendo a soja no mercado spot nacional têm ocorrido abaixo de R$ 120 por saca de 60 kg.

Analistas do Cepea destacam que esse cenário é influenciado, em parte, pelo repasse das quedas observadas no mercado internacional. Além disso, as cotações domésticas são pressionadas pelas demandas internas e externas reduzidas, especialmente da China, um dos principais destinos das exportações brasileiras de soja.

  • Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 29 de fevereiro. Não perca!

Nos Estados Unidos, produtores têm demonstrado um aumento no interesse em cultivar soja na safra 2024/25 em detrimento do milho. Esse movimento pode estar relacionado à relação entre os preços desses grãos, com a vantagem da soja sobre o milho ultrapassando a média registrada desde 2000, mesmo diante dos estoques abundantes e dos menores valores da soja na atual temporada.

Diante desse panorama, há indicações de que os preços da soja nos Estados Unidos possam operar em baixa no próximo ano-safra, o que possivelmente será refletido nos demais países produtores do grão.