O Departamento de Agricultura proibiu a importação de suínos de Cingapura em meio a um surto de peste suína africana (PSA) naquele país.
O subsecretário sênior de agricultura, Domingo Panganiban, emitiu um memorando impondo uma proibição temporária da importação de porcos domésticos e selvagens e seus produtos e subprodutos, incluindo carne de porco, pele de porco, proteínas animais suínas processadas e sêmen originário de Cingapura.
“Com base no relatório oficial apresentado pelo Diretor Veterinário, Diretor Geral dos Serviços Animais e Veterinários de Cingapura à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) em 5 de fevereiro de 2023, houve um surto de Peste Suína Africana (PSA) em um parque natural no noroeste de Cingapura afetando javalis, conforme confirmado pelo Centro de Serviços Animais e Veterinários”, disse Panganiban em seu memorando.
Panganiban acrescentou que, embora Cingapura não seja um país credenciado para exportar quaisquer commodities relacionadas à suína para as Filipinas, é necessário impedir a entrada de quaisquer produtos suscetíveis à PSA que possam entrar através de navios internacionais ou qualquer outro possível rotas.
“Existe a necessidade de controles regulatórios por meio de medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS) para proteger a saúde humana e animal”, afirmou.
Ele ordenou a suspensão imediata do processamento do desembaraço de importação do SPS e o confisco de todos os embarques das commodities para o país.