Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Desde 2013, Instituto Oswaldo Gessulli difunde e premia o Jovem Pesquisador

Prêmio abriu um novo e importante espaço para o incentivo e divulgação de trabalhos científicos na área de produção animal, especificamente de aves e suínos

Desde 2013, Instituto Oswaldo Gessulli difunde e premia o Jovem Pesquisador

 O Instituto Oswaldo Gessulli foi criado para incentivar e divulgar o conteúdo técnico e cientifico do setor avícola e suinícola e promover o desenvolvimento do setor junto a jovens pesquisadores e profissionais atuantes nestes dois mercados.  Por isso, em 2013, foi lançado o prêmio jovem pesquisador com o objetivo de estimular e difundir as pesquisas científicas realizadas por graduandos e pós-graduandos de instituições de ensino superior de todo país.

O prêmio abriu um novo e importante espaço para o incentivo e divulgação de trabalhos científicos e desde sua primeira edição recebe trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil. Esses trabalhos são avaliados por um seleto Comitê, que escolhe dez finalistas que são apresentados dentro da programação técnica científica da AveSui.

Para 2023, Os trabalhos serão classificados de acordo com as cinco áreas de abrangência do evento, envolvendo as cadeias produtivas de aves e suínos sendo elas: Ambiência, bem-estar e zootecnia de precisão, Nutrição, Processamento de produtos de origem animal, Sanidade e Genética.

Os profissionais e estudantes que queiram participar do Prêmio Jovem Pesquisador,  poderão inscrever seus trabalhos na forma de resumo expandido a partir de janeiro de 2023. O Prêmio será concedido ao melhor trabalho do evento, avaliado por uma comissão técnica de especialistas de diferentes universidades brasileiras.

Conheça nosso comitê:

Dr. Iran José Oliveira da Silva  – Doutor em Engenharia Agrícola pel Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor livre-docente da Universidade de São Paulo (2007). Coordenador do NUPEA – Núcleo de Pesquisa em Ambiência da USP desde 1991. Atualmente é consultor técnico do Ministério da Agricultura na área de bem-estar animal.

Dr. Everton Krabbe  – Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Animal, Qualidade de Alimentos, Nutrição e Meio Ambiente. Pesquisador da Embrapa – CNPSA, na área de Produção e Nutrição de Aves. Atualmente ocupa a posição de Chefe Geral da Embrapa – Suínos e Aves

Antonio Klein – Especialista em Fabricação de Rações pelo Swiss Institute of Feed Tecnology, na Suíça. Atua como consultor em empresas do agronegócio no Brasil e América Latina. É membro do Conselho de Administração do Grupo Vibra, onde coordenou ou coordena o Comitê de Otimização de Custos; Audit, Risks and Compliance Committee e participa do Comitê de RH.

Dra. Fabiana Ribeiro Caldara –  Doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias/ UFGD.

Dra. Viviane Oliveira – Doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, área de concentração Ciência Animal (2015) e Pós Doutorado pela mesma instituição em (2017). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de bioclimatologia, desenvolve projetos de pesquisas nas áreas de ambiência, bem-estar, conforto térmico e comportamento animal.

Dra. Angélica Signor Mendes – Doutora  pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é professora dos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos. Na mesma instituição, coordena o LINAV – Laboratório de Inovações Avícolas, onde conta com a parceria de diversas empresas e profissionais do setor avícola.

Dr. Isidro Molfese – Médico Veterinario, atuou  como diretor Executivo da Associação Latino-Americana de Aves ALA (2001-2017), Observador da ALA para o Codex (2001-2017) e ex-Coordenador do Comitê Interamericano de Saúde Avícola (CISA

Ma. Elissa Duarte  – Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2018). Atualmente é docente do IFPI no campus de Valença. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, Arranjos Produtivos em Valença do Piauí, logística reversa, gestão de resíduos e marketing de varejo.

Dra. Carmen Josefina Contreras  – doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1995), e Livre Docência (2007) pela Universidade de São Paulo . Atualmente é professor Titular da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (2022), Vice-Chefe de Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e Vice-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da ESALQ-USP.

Dra Ana Angelita Sampaio Baptista – Doutora em Medicina Veterinária, na área de patologia animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FMVZ/UNESP. Professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina e responsável pelo Laboratório de Medicina Aviária do Depto de Medicina Veterinária Preventiva/UEL.

Dr. Leandro Batista Costa – Doutor na Universidade de Manitoba, Winnipeg/Canadá. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Institut de Recerca i Tecnología Agroalimentàries, IRTA, Bem-Estar Animal, Catalunha/Espanha (2018). É professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR.

Dra. Sheila Tavares Nascimento – Doutora em Zootecnia (Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Atualmente, é professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá. É coordenadora do Grupo de Inovação em Biometeorologia e Bem-Estar Animal (INOBIO – MANERA) – Unidade UEM.

Dra. Maria Luisa Appendino Nunes Zotti – doutora  em Física do Ambiente Agrícola pela ESALQ/USP. É docente lotada no Departamento de Zootecnia da Universidade do Estado de Santa Catarina, Campus de Chapecó/SC. Atualmente é coordenadora do Programa de pós-graduação em Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Etologia, bioclimatologia e bem-estar animal.

Dr. Marcos Martinez do Vale – Doutor em Engenharia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP,  Professor de Avicultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto ao Departamento de Zootecnia. Tem experiência nas áreas de ambiência, zootecnia de precisão e nutrição de não ruminantes, atuando principalmente com aves. Desenvolve trabalhos em biometeorologia aplicados à mitigação do estresse por calor, aplicando ferramentas de Inteligência Artificial como as técnicas de Mineração de Dados e Modelagem Fuzzy.