Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo Técnico

Desidratação e conforto térmico: qual a interferência no desempenho de frangos de corte no inverno?

Confira quais os desafios que as aves passam por causa das baixas temperaturas e as medidas indicadas para que não haja perda de produtividade

Desidratação e conforto térmico: qual a interferência no desempenho de frangos de corte no inverno?

Por Caroline Facchi1

Com a chegada do inverno, a preocupação do avicultor aumenta em relação aos cuidados com o lote, pois nesta época o clima é normalmente mais úmido, com períodos mais chuvosos e de oscilações de temperatura. Isso reflete diretamente nas condições de ambiência e no bem-estar das aves alojadas. O acompanhamento da temperatura do aviário é importante pois impacta diretamente no comportamento e na alimentação das aves. Confira a seguir porque a mudança climática influencia na produtividade do lote e quais medidas podem ser tomadas para evitar prejuízos ou perdas.

Influência do frio na temperatura das aves

Nesse período, é possível verificar grandes diferenças de temperaturas em um mesmo dia, a chamada amplitude térmica, que pode chegar a 20°C de variação dentro do aviário. Essa diferença de temperatura é um ponto importante para o controle da ambiência do galpão, e que exige manejo adequado e atento por parte do produtor. Ao ficar muito frio, é preciso aquecer o galpão para não haver danos no desenvolvimento dos animais. Porém, essa variação no ambiente pode ocasionar estresse térmico pelo aumento da temperatura.

Confira o artigo completo na Edição 1308 da Revista Avicultura Industrial e continue sempre atualizado do setor.