Forte aliada do meio ambiente e do consumidor quando o assunto é economizar na conta de luz, a energia solar já é uma tendência no país. Mas ainda existem muitas dúvidas que impedem o crescimento dessa alternativa.
Há alguns anos, a única maneira de se usufruir desta fonte de eletricidade era a partir de instalações de painéis de captação que demandam um alto investimento. Atualmente, é possível adquirir este serviço de empresas de geração compartilhada de energia solar, sem custos de instalação.
O modelo praticado pela AXS Energia permite que o consumidor tenha acesso à energia solar por meio da instalação já existente das concessionárias convencionais. Assim, basta assinar o plano adequado ao consumo e usufruir, automaticamente, do serviço sem qualquer instalação ou burocracia. Além de contribuir para o meio ambiente, o cliente economiza cerca de 15% em sua conta de luz.
“Outra questão frequente é se os painéis param de produzir em dias nublados ou chuvosos. Com isso, muita gente deixa de optar pela energia solar”, comenta Alysson Barros Paolinelli, Diretor de Operações da AXS Energia. Para esse questionamento, ele diz que a resposta é não. “A produção não é interrompida, já que os raios atravessam a parede nublada e continuam seu trabalho na geração de energia. Além disso, há uma reserva que permite que o consumidor continue recebendo sua eletricidade normalmente”, explica.
O principal benefício da utilização deste tipo de energia é o de ser um recurso totalmente renovável, além de não poluir o meio ambiente. “As possibilidades de contratação de energia solar são diversas e viáveis. Mas, para essa alternativa continuar crescendo no país, precisamos informar melhor a população”, finaliza Paolinelli.