Redação (05/09/06)- Em 9 de setembro é comemorado o Dia do Veterinário. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para homenagear os profissionais é a contribuição do Médico Veterinário para o sucesso do agronegócio brasileiro.
O objetivo do CFMV é levar à sociedade informações desconhecidas do público leigo sobre a atuação do Médico Veterinário na pecuária, na indústria e nas exportações, que vêm quebrando recordes nos últimos anos, consolidando posição de destaque no mercado internacional.
Dentre as informações pouco conhecidas da população estão a amplitude e diversidade da atividade do Médico Veterinário, que atua diretamente na fiscalização e promoção da qualidade de toda a proteína animal consumida pelo homem. Segundo o Presidente do CFMV, o Médico Veterinário Benedito Fortes de Arruda, a participação do Médico Veterinário em todas as fases da cadeia produtiva, até o consumidor final, constitui garantia da qualidade e da segurança dos alimentos de origem animal.
O Médico Veterinário também é um dos profissionais que integram o rol de trabalhadores da Saúde Pública e atua no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, com o risco de epidemia de Gripe Aviária, a Medicina Veterinária é referência obrigatória para as ações de enfrentamento da doença.
Inspeção Sanitária e de alimentos, pesquisa molecular, exames laboratoriais, defesa do meio ambiente e consultoria em agronegócio são alguns exemplos de atividades de competência técnica do Médico Veterinário. O tratamento de animais de pequeno e grande porte é apenas uma das diversas possibilidades de atuação do Médico Veterinário, analisa Arruda.
A atuação do Médico Veterinário não se limita ao âmbito sócio-econômico mas se estende ao campo científico e tecnológico que, atualmente aponta tendências em áreas como reprodução e genética.
Campanha Publicitária
Também serão distribuídos aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária cartazes e panfletos que integram a campanha.
Números
O agronegócio, em processo de expressivo crescimento no país, apresenta números que mostram a força do setor na economia:
Crescimento da pecuária de 1990 a 2003: 85,2%
Suinocultura: aumento de 173,3%
Rebanho Nacional: 183 milhões de cabeças
Parcela do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB): 33%
Parcela do agronegócio nas exportações: 42%