A organização do Show Rural Coopavel, que ocorre até sexta-feira (10 ), em Cascavel (PR), já comemora os resultados da exposição, que bateu recordes de público, expositores e de negócios realizados na feira. “O valor bruto da produção dentro das propriedades alcançou a marca de 1.240 trilhões em faturamento no ano passado e muito desse faturamento é resultado das negociações que se iniciam no Show Rural”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli na entrevista.
Grolli destaca também que 2022 foi um ano promissor para a cooperativa. “A Coopavel faturou 5.4 bilhões e espera alcançar 6.5 bilhões em 2023”.
Para suinocultura, as perspectivas também são positivas. “A Coopavel tem a capacidade de abate de 3 mil suínos/dia, porém, em 2022 reduzimos para 2.2 mil/dia. Para este ano, a meta é ampliar este número para 2.650 mil suínos/dia, sempre respeitando o momento do mercado para que consigamos promover uma suinocultura sustentável”, ressalta o presidente da Coopavel, que espera um aumento no consumo interno que de 16.5 kg por habitante em 2022 para 18 kg este ano.
Com relação à exportação, Grolli informa que o Brasil exportou 1.120 mil/ton e projeta um aumento significativo para o próximo biênio. “Temos trabalhado na liberação de convênios para exportação e esperamos aumentar nossa participação no mercado externo alcançando a marca de 1.25 a 1.30 mi/ton até 2024”, projeta.
Confira detalhes na entrevista: