Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

"Disque Defesa"

<p>Ferramenta da Adapec ajuda a manter sanidade agropecuária no Tocantins com sigilo.</p>

Para combater irregularidades na agropecuária, a população tocantinense conta há 11 anos com o Disque Defesa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O canal está disponível para todos que tenham interesse em auxiliar no trabalho de fiscalização sanitária, tanto na área animal quanto vegetal. As denúncias são feitas no 0800 63 11 22, das 8 às 18 horas e o cidadão tem sua identidade preservada.

Como resultados diretos destas denúncias são realizadas diversas ações como apreensões de animais e vegetais transportados sem a GTA – Guia de Trânsito Animal e sem a PTV- Permissão de Trânsito Vegetal; apreensão de produtos, como queijo e ovos, impróprios para consumo; aplicação de multas e notificações; punição de servidores por má conduta e fechamento de estabelecimentos clandestinos.

A exemplo disso, há alguns meses, na cidade de Aragominas, a 408 Km de Palmas, fiscais da Adapec encontraram dezenas de quilos de queijo sendo produzidos fora das normas de biossegurança. O proprietário do estabelecimento foi autuado e o material apreendido e destruído, já representava um risco para a saúde da população.

O presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, explica que a quantidade de denúncias tem crescido no Estado, mas pode melhorar muito mais. “Temos escritórios em todos os municípios e checamos todas as denúncias. O autor não precisa se identificar e guardamos as informações em sigilo até ser comprovada a irregularidade, aumentando as chances de punir os responsáveis”, pontuou.

Vale lembrar que o produtor que denuncia irregularidades está protegendo também o seu rebanho. “Se alguém deixar de vacinar e registrarmos um foco de febre aftosa por exemplo, todo o Estado, até mesmo o Brasil será prejudicado. Perderemos nosso status de livre da doença com vacinação e teremos diversos mercados importadores fechados”, explicou o presidente, acrescentando que o canal também pode ser utilizado para tirar dúvidas a respeito da sanidade agropecuária dos produtores.

Fale Conosco
Além do Disque Defesa, a população conta com outra ferramenta direta de comunicação com os servidores da Agência por meio do Fale Conosco, que pode ser acessado pelos sites do Governo Estadual, inclusive no sítio da Adapec (www.to.gov.br/adapec). As dúvidas, sugestões e reclamações são passadas ao presidente da Agência, que transmite aos diretores e coordenadores para tomar as providências cabíveis.