Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dois abatedouros clandestinos são lacrados em SC

<p>800 kg de carne, 150 kg de lingüiça e 100 kg de banha foram recolhidos.</p>

Redação (23/10/06) – Dois abatedouros clandestinos foram lacrados hoje pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), após o recebimento de denúncias. As ações foram realizadas em Treviso, no Sul do Estado e em Joinville, na região Norte.

Em Treviso, os fiscais flagraram o proprietário de um abatedouro que funcionava nos funfos de uma casa, na entrada da cidade. Ele trabalhava sozinho e foi flagrado no momento em que derretia banha.

No local, os técnicos da Cidasc apreenderam 150 quilos de lingüiça e 100 quilos de banha fabricados sem as mínimas condições de higiene exigidas por lei. No estabelecimento também eram vendidos carne fresca e embutidos.

Após a apreensão, o estabelecimento foi lacrado e o proprietário notificado. A carne foi recolhida e será transformada em farinha para ração. Um relatório sobre o caso será encaminhado à promotoria pública.

Em Joinville, foram recolhidos 800 quilos de carne suína, bovina e embutidos em um frigorífico no distrito de Pirabeiraba que não tinha autorização da inspeção sanitária para comercializar os alimentos, nem abater os animais.

O proprietário foi multado em R$ 4 mil e vai responder por crimes ambiental, contra o estatuto sanitário estadual e de Defesa do Consumidor. De acordo com o responsável pelo serviço de inspeção da Cidasc, João Manoel Marques, o abatedouro funcionava há três anos e comercializava os produtos para pequenos mercados da cidade. A carne recolhida foi levada para o aterro sanitário do município.

A Vigilância Sanitária de Criciúma, no Sul do Estado, também inutilizou quase duas toneladas de produtos apreendidos nos últimos quatro meses, hoje. Carnes, queijos, bebidas e embutidos, utensílios de cozinha sem condições de uso, materiais de limpeza sem registro e produtos sem rotulagem de procedência foram levados para o aterro sanitário da empresa Santec, na cidade vizinha de Içara.