Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dos suinocultores para os sumidos

<p>Euclecio Luiz Pelizza de Xavantina (SC) faz seu desabafo para o setor suinícola em artigo.</p>

Redação SI (09/05/06)- Confira abaixo, na íntegra o relato de Euclecio Luiz Pelizza, em artigo enviado para a redação da Suinocultura Industrial.

Na condição de suinocultor e também representante da associação de suinocultores do município de Xavantina, SC, sinto-me na obrigação de manifestar minha revolta e indignação com a falta de vontade política em se tomar alguma providência em benefício à suinocultura da nossa região.

Estamos vivendo o pior momento que a suinocultura já viveu até hoje, pois morre um bovino lá no Mato Grosso e nós aqui em Santa Catarina arcamos com as conseqüências e também com os prejuízos, isso porque aqueles deputados federais que se dizem representantes e defensores da nossa região nada fazem para retribuírem o resultado das urnas. Época essa em que nossa região é bastante visitada pelos mesmos amigos citados acima. Sinto-me na obrigação e direito de aqui citar o nome daqueles que buscaram em nosso município, onde a base sobrevive da suinocultura:

*Deputado Vignatti com 41,3%
*Deputado Zonta com 23 %

Obs: perfazendo assim entre os dois deputados citados acima 64,3% do total de votos do município.
Meu amigo ex-secretário da agricultura de estado Sr. Moacir Sopelsa, que nomeou para substituto, por incrível que pareça um funcionário de um frigorífico exportador de carne suína, pois o mesmo se licenciou para fazer campanha política. Aqui quero frizar que o  Sr secretário que é do meu partido e que isto me envergonha.

Não estaria na hora de vocês esquecerem siglas partidárias, arregaçarem as mangas, unirem vossas forças e montar uma comissão com o nome ou sigla partidária defesa da suinocultura catarinense, isso para tentar salvar aqueles que produzem a melhor carne suína do Brasil.

Temos vergonha quando falamos com o nosso estado vizinho Rio Grande de Sul e alguns funcionários dos frigoríficos de lá nos dizem nossa qualidade de carne é inferior e não se compara a de Santa Catarina, no entanto conseguimos exportar, o que falta a vocês é vontade política de vossos representantes para abrir a exportação para a Rússia.

Meus amigos políticos, vocês não se lembram mais que existe um município chamado Xavantina e que possui o título de maior produtor per capta de suínos do Brasil, título esse que muito me orgulha, mas que me envergonha por ver aquilo que nossos antepassados fizeram com muito sacrifício estar indo por água abaixo por falta de respeito e consideração política.

O momento é crítico, não vemos nem uma luz no fim do túnel e não vemos nada ser feito pelos que dizem ser nossos representantes.Vocês têm capacidade em aprovar tantos projetos e para isso até conseguem unir as siglas partidárias, como por exemplo, o projeto para o aumento de vossos salários.

Será que o nosso Brasil não tem condição financeira para bancar uma missão de políticos com capacidade para ir para a Russia e ficar lá os dias necessários para salvar a situação daqueles que trabalham de sol a sol para produzir alimentos para o nosso país? Não podem vocês arrumar uma linha de crédito junto aos bancos para os suinocultores, pois até agora nada disso foi feito?

Quero dizer que na condição de presidente dos suinocultores me envergonho de ter chegado neste ponto, mas me obrigo a dizer aquilo que os nossos suinocultores precisam urgente que seja dito, pois disso depende a nossa sobrevivência, que estamos com vergonha de ter dado nosso apoio com nosso voto, onde estão vocês agora que mais precisamos. Talvez vocês apareçam nas próximas eleições.

Quero dizer que há uns três ou quatro dias atrás, foi entregue um documento a um assessor de um de nossos deputados federais, pedindo socorro aos suinocultores, mas que até hoje nem se quer tivemos alguma resposta, talvez esse deputado não tenha tido tempo para ler. Isso se chama descaso com a nossa classe.

Caros políticos, gostaria de voltar neste meio de comunicação e pedir desculpas do que aqui estamos escrevendo e isso o farei se formos ao menos ouvidos ou sabemos que vocês irão em busca de uma solução, saibam que a nossa suinocultura está prestes a acabar. Quero também pedir desculpas aos meus caros integrados e funcionários, que são hoje 97 famílias, se estamos com os carregamentos e os pagamentos atrasados. Quero que saibam que estarei aqui lutando com vocês até o fim dessa crise e chegaremos juntos bem ou mal.

Agradeço aqueles que fazem parte desta corrente, vendedores de nutrição, compradores de suínos que estão se mantendo no mercado nesta hora difícil e não somente quando a situação é boa. Aproveitar para dizer a eles, que jamais irão perder um centavo sequer, pois nossos suinocultores venderão seus próprios bens para saldar suas dívidas, pois não somos políticos e honramos com nossos compromissos e promessas.

Não podia deixar de aqui parabenizar os frigoríficos aqui da região que compram hoje suínos de criadores independentes, como por exemplo, o frigorífico alimentos Unibon de Xanxerê, sob administração do Sr.lauri Luiz Lorenzetti, Frigorífico Porcurê de Ipuaçu, sob administração do Sr. Denilson Casal, o Sr. Wolmir de Souza pela luta constante em favor dos suinocultores, vocês são guerreiros de verdade.

Tenho certeza de que estes políticos que foram mencionados, vão querer me condenar, mas por favor, façam alguma coisa, que aí nós voltaremos a este meio de comunicação para elogiar com a mesma personalidade que aqui viemos protestar.

Não tenho compromisso político com nenhum destes mencionados, tanto é que um deles é do meu próprio partido, mas elogio e méritos se dão só a quem merece.

Estarei sempre defendendo a nossa classe. Se alguém se julga no direito de contestar as minhas palavras ou desabafo de que represento, aqui fica o meu endereço para contato:

Euclecio Luiz Pelizza
Xavantina SC
Rua Prefeito Octávio Urbano Simon n80
Telefone: 049 34541148 ou 34541395.