Nos últimos oito meses, o Brasil celebrou a abertura de 37 novos mercados para a exportação de produtos provenientes do agronegócio. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destaca esse marco como resultado de negociações bilaterais que culminaram na definição de critérios de sanidade e na obtenção dos certificados sanitários, fitossanitários ou veterinários, que serão reconhecidos pelos países importadores nos pontos de entrada das mercadorias.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, ressalta que “os registros de aberturas para produtos do setor agropecuário de janeiro até agosto deste ano reforçam o reconhecimento dos players internacionais pela qualidade e pelos rígidos controles sanitários e fitossanitários implementados pelos exportadores brasileiros”.
A diversidade de produtos brasileiros conquistou variados destinos, incluindo produtos bovinos, sementes, material genético bovino e avícola, animais vivos, ração animal, fibras, pescado e lácteos.
Entre os mais recentes acordos estão a autorização para produtos cárneos esterilizados e miúdos de aves no Vanuatu, exportação de bovinos para engorda, farinhas de subprodutos de aves e de penas, óleo de aves e farinhas de carne para a Indonésia, carne, produtos cárneos e miúdos de bovinos e suínos para a República Dominicana, gordura suína para alimentação animal no México, e carne e produtos cárneos de caprinos na Arábia Saudita. A conquista do mercado saudita foi resultado da visita oficial do ministro Fávaro ao país em julho.
Ao longo deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou a abertura de novos mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para diversos produtos agropecuários.