Ema produz carne saudável e 0,5 metro quadrado de couro |
Redação AI 05/01/2004 – 01h20 – A experiência com a criação de emas na localidade de Linha Emília, interior de Vale do Sol, começou há um ano. Apesar do pouco tempo, a atividade na propriedade de Marco Aurélio Stein está servindo de exemplo para outros produtores. O trabalho se tornou uma alternativa para viabilizar as propriedades do município.
O casal de agricultores Rosmar e Eliane Kretzmann, da localidade de Fontoura Gonçalves, já estuda a possibilidade de ingressar no ramo após a colheita do fumo. A intenção é fazer um levantamento prévio dos custos para criação e manutenção da ave, para ter uma base do investimento e retorno que o animal pode dar. O agrônomo da Emater de Vale do Sol, Francisco Tr`esel, lembra que o investimento inicial é alto, com retorno lento, mas garantido.
A alimentação das emas na propriedade de Linha Emília, no Vale do Rio Pardo, de acordo com o agricultor José Bittencourt Campos, se baseia em ração concentrada, com o consumo de 400 gramas por dia e volumoso à vontade. Marco Stein explica que, quanto melhor for a qualidade da pastagem, menor será a necessidade de ração. A criação na propriedade de Stein começou com 19 exemplares, oriundos do município de Palmares. O agricultor lembra que é preciso ter cuidado com o animal, pois se machuca com freqüência, além de demandar tratamento para verminose, piolho e outras doenças.
O abate pode ser feito com 15 meses para a comercialização. No Estado, atualmente, há três frigoríficos que fazem o abate: em Júlio de Castilhos, Mato Leitão e Pelotas. O preço de venda da carne da ema está em torno R$ 28,50 o quilo. Uma cooperativa foi criada para organizar a produção, o abate e a comercialização da carne.
A ema é um animal de grande porte, sendo que o macho pode atingir 140 quilos de peso e 2,8 metros de altura e a fêmea, um pouco menor, chega próximo dos 120 quilos e 2,5 metros de altura. A carne possui baixo índice de gordura e colesterol (1,2% a 1,5%). O ovo pode ser consumido normalmente ou usado para artesanato e outros fins. As penas são utilizadas em fantasias ou espanadores. O óleo é empregado pela indústria cosmetológica e farmacêutica. Além disso, uma ema produz cerca de 0,5 metro quadrado de couro de qualidade, sendo o das patas muito valorizado na confecção de calçados.