Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embalagens resistentes feitas com casca de ovo

<p>O produto é fabricado pela sueca Ecolean e o principal apelo do produto é a sua rápida degradação após o descarte.</p>

Redação AI (12/06/06)- Em se tratando de embalagens amigáveis ecologicamente, um dos destaques da Anuga foram os filmes flexíveis feitos à base de carbonato de cálcio. Fabricado pela sueca Ecolean, o material é composto apenas dessa substância, também presente em cascas de ovo, e de polímeros que funcionam como agente de ligação.

O principal apelo do produto é a sua rápida degradação após o descarte. Outra vantagem é estar baseado em matéria-prima barata e vasta em comparação com o petróleo, por exemplo. A Ecolean e seu filme à base de casca de ovo têm conseguindo crescer, aos poucos, tornando popular esta solução entre fabricantes de laticínios, condimentos e sucos.

O crescimento da empresa está concentrado na China e no leste europeu. Mas até na América do Sul o material já foi usado comercialmente: serviu de invólucro aos hambúrgueres de algumas lanchonetes uruguaias do McDonald”s. Na Anuga, a novidade apresentada pela Ecolean foi a tecnologia CAPS, de atmosfera modificada. Com a adição de um gás de fórmula não revelada, a empresa promete aumentar o tempo de prateleira de lácteos pasteurizados. A Ecolean também lançou, em adição aos modelos de 500ml e 1 litro já existentes, uma nova plataforma de embalagem capaz de produzir nas capacidades de 200ml e 250ml. É a casca de ovo atenta ao irrefreável movimento de individualização das porções.