Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa perde pesquisador Laurimar Fiorentin

<p>O diagnóstico dos médicos foi o de endocardite bacteriana.</p>

Redação (05/09/06)- O pesquisador Laurimar Fiorentin, 45 anos, faleceu hoje, às 5h da manhã. Ele trabalhava na Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde 1989 e desenvolvia pesquisas importantes na área de sanidade de aves.

Lamentamos profundamente o falecimento do nosso colega. A pesquisa agropecuária brasileira está de luto, disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo. Nos últimos meses, Laurimar se dedicou principalmente ao projeto que analisaria os métodos de reutilização da cama do aviário empregados no Brasil.

O pesquisador foi internado no Hospital São Francisco, em Concórdia
(SC), na quarta-feira passada com acentuada perda de peso. No dia

seguinte, foi transferido para o Hospital São Paulo, em Xanxerê. O
diagnóstico dos médicos foi o de endocardite bacteriana. A doença é
provocada por bactérias (95% das vezes) ou fungos e é de alto risco para pessoas que possuem algum tipo de problema cardíaco. Várias são as condições que permitem a entrada do causador da doença no organismo, como procedimentos cirúrgicos ou dentários. Ontem à tarde, Laurimar passou por uma cirurgia para a retirada das bactérias. Ele resistiu à intervenção cirúrgica, mas sofreu uma parada cardíaca na madrugada de hoje.

Laurimar nasceu em Concórdia e no final dos anos 70 foi estudar na
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em Pelotas (RS). Em 82,
conseguiu o título de médico veterinário e pouco depois ingressou no
mestrado, também na UFPEL. Em 85, tornou-se mestre em Ciências e quatro anos mais tarde ingressou na Embrapa. Na metade dos anos 90, o pesquisador foi para os Estados Unidos. Ele permaneceu por quatro anos na Universidade de Auburn, no estado do Alabama. Em 2000, Laurimar concluiu o doutorado em microbiologia. Nos anos seguintes, o pesquisador conseguiu reconhecimento como uma das principais autoridades do país em bacteriologia de aves.

Laurimar foi o responsável pelo desenvolvimento de um antígeno nacional para diagnóstico da micoplasmose em aves. Também estudou o uso de bacteriófagos no controle biológico de salmonelas em aves. Ele era ntegrante do Conselho Consultivo do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e membro do Conselho Estadual de Sanidade Avícola de Santa Catarina. Nos últimos dois anos, Laurimar comandou ainda o Núcleo Temático de Segurança dos Alimentos da Embrapa Suínos e Aves. O pesquisador será velado no Velatório Municipal de Concórdia durante o dia de hoje. O sepultamento está previsto para amanhã, às 9h da manhã, no Cemitério Municipal de Concórdia.