Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a Embrapa Amazônia Ocidental realizará três oficinas de transferência de tecnologia voltadas para a agricultura familiar nos municípios de Maués e Careiro da Várzea, Amazonas. Com foco na melhoria da produtividade e no uso eficiente de tecnologias, os eventos têm como objetivo analisar e potencializar o desenvolvimento dessas comunidades rurais.
A primeira oficina, intitulada “Bioeconomia Inclusiva”, ocorrerá na terça-feira (20/8), das 8h às 15h, na Associação da Comunidade Novo Alvorecer (Ascana), em Maués. Voltado para agricultores familiares, o evento contará com a participação das pesquisadoras Rosângela dos Reis Lima e Jucélia Vidal, da Embrapa Amazônia Ocidental, e Adeliane Lobato, da Embrapa-Faped. Durante a oficina, será realizado um levantamento da cadeia produtiva do guaraná.
Na quarta-feira (21/8), das 8h às 16h, será a vez da oficina “Máquinas e Equipamentos na Agricultura Familiar”, na comunidade de Purupuru, no município de Careiro da Várzea. Gilmar Meneghetti e Lindomar Silva, pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, serão os instrutores, analisando os maquinários e outras tecnologias utilizadas na cadeia do cupuaçu.
O terceiro evento, programado para quinta-feira (22/8), abordará o tema “Gestão da Propriedade de Produção Familiar”. A oficina será realizada na sede da Associação dos Produtores Orgânicos do Careiro da Várzea e contará novamente com a orientação dos pesquisadores Gilmar Meneghetti e Lindomar Silva. Este evento é uma iniciativa conjunta da Embrapa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Essas oficinas representam uma oportunidade para os agricultores familiares amazonenses aprimorarem suas práticas e explorarem novas tecnologias, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar na região.