Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa Suínos e Aves ganha Prêmio Expressão de Ecologia pela segunda vez

<p>A Unidade foi premiada na categoria Controle da Poluição.</p>

Redação (10/10/06) A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento, receberá pela segunda vez consecutiva o Prêmio Expressão de Ecologia. A Unidade foi premiada na categoria Controle da Poluição – Gestão de Resíduos Sólidos no Setor de Comércio e Serviços,com o projeto Implantação do programa de gerenciamento dos resíduos de laboratórios da Embrapa Suínos e Aves. De acordo com o pesquisador Aírton Kunz, que coordena o programa, o prêmio é importante porque mostra que a Embrapa Suínos e Aves está no caminho certo para a conquista da certificação ISO 17025, que dita as regras de qualidade para laboratórios.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro, a Eco 92. Os vencedores da 13 edição do prêmio foram divulgados na quinta-feira da semana passada. Entre os escolhidos nas 28 categorias do prêmio, além da Embrapa Suínos e Aves, estão grandes empresas públicas e privadas, como a Sadia (categoria Tecnologias Socioambientais Empresa Privada), a Klabin Papel e Celulose (categoria Conservação de Recursos Naturais Empresa Privada) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (categoria Reciclagem Setor Público).
O programa de gerenciamento de resíduos da Embrapa Suínos e Aves é resultado de uma série de melhoria implantadas nos últimos cinco anos. Um programa como esse não é algo estático. Ele é construído com o passar do tempo e nunca está concluído, explica Aírton Kunz. As novas rotinas criadas nos laboratórios de Sanidade e Análises Físico-Químicas da Embrapa Suínos e Aves alcançaram vários resultados positivos. Um deles foi a redução em 90% dos resíduos que eram recolhidos por empresas
terceirizadas. Isso foi possível reduzindo a produção de resíduos, substituindo reagentes perigosos ou neutralizando reagentes dentro do próprio laboratório.
A experiência da Embrapa Suínos e Aves no tratamento dos resíduos se transformou num vídeo sobre boas práticas laboratoriais, que será apresentado durante o 11 Encontro Nacional sobre Metodologias de Laboratório da Embrapa (MET), que acontecerá na Unidade, em Concórdia (SC), de 6 a 9 de novembro. Uma das mensagens mais claras expostas no vídeo é o de que qualquer programa de gerenciamento de resíduos depende de método e equipe. A participação de todas as pessoas que atuam no laboratório é imprescindível. Por trás dos bons resultados sempre há indispensáveis mudanças de comportamento, afirmou Airton Kunz.
Os vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia 2006 serão homenageados em cerimônia de premiação que acontecerá dia 30 de novembro, no Espaço Bunge Natureza, no Centro de Divulgação Ambiental e Lazer da Bunge Alimentos S/A, em Gaspar (SC). O evento terá as presenças da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do ministro da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto. Também estarão presentes representantes da Fundação Catarinense do Meio Ambiente (Fatma),Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e governo de Santa Catarina.