Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Embrapa Suínos e Aves lamenta a perda da pesquisadora Valéria Abreu

Valéria faleceu no Hospital São Francisco, em Concórdia (SC), em função de complicações causadas por insuficiência cardíaca congestiva.

A Embrapa Suínos e Aves, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), perdeu neste domingo, 6, a pesquisadora Valéria do Nascimento Abreu, de 47 anos. Valéria faleceu no Hospital São Francisco, em Concórdia (SC), em função de complicações causadas por insuficiência cardíaca congestiva. Ela será sepultada nesta segunda-feira (7) no cemitério São Sebastião, em Rio Verde (GO). “Nossa equipe está consternada. A perda também é grande para a pesquisa brasileira voltada à avicultura”, disse o chefe geral interino da Embrapa Suínos e Aves, Gerson Scheuermann.

Natural de São João Del-Rei (MG), Valéria do Nascimento Abreu concluiu o curso de Zootecnia em 1987, na Universidade Federal de Lavras. Em 1991, tornou-se mestre em Melhoramento Animal e em 1997 doutora em Genética e Melhoramento. Os dois títulos foram obtidos na Universidade Federal de Viçosa. Ela ingressou na equipe de pesquisa da Embrapa Suínos e Aves em fevereiro de 1995 e sempre atuou na área de Manejo e Produção de Aves. Além da atuação como pesquisadora, exerceu dentro da Embrapa Suínos e Aves funções como gestora de núcleo temático, integrante do Comitê Técnico Interno (CTI) e Comitê de Ética para o Uso de Animais em Pesquisa.

Outra característica de Valéria Abreu foi o envolvimento com várias instâncias do cotidiano da Embrapa Suínos e Aves. Ela exerceu durante dois anos (2203/2004) o cargo de presidente da Associação dos Empregados da Embrapa e atualmente era a vice-presidente da seção local do SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário). Também participou de ações vinculadas à gestão da Embrapa Suínos e Aves. No início dos anos 2000, ela foi gerente da implantação do Modelo de Gestão Estratégica na Unidade. Valéria fez parte ainda do grupo interno de elaboração dos últimos planos diretores da Embrapa Suínos e Aves.

Do ponto de vista da produção científica, a pesquisadora deu contribuições importantes para os estudos brasileiros em ambiência, bem-estar e zootecnia de precisão voltados à avicultura. Neste momento, Valéria liderava o projeto “Estabelecimento de modelos de suporte à tomada de decisão para controle dos principais fatores que atuam no desempenho de sistemas produtivos de aves de corte”, financiado pelo Macroprograma 2, da própria Embrapa. Durante toda sua carreira, Valéria Abreu publicou dois livros, nove capítulos de livros, 33 artigos em revistas científicas e 54 artigos em publicações de mídia. Em anais de congressos, ela apresentou 19 artigos completos, 141 resumos expandidos e 23 resumos.