A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), será uma das homenageadas com a Medalha do Mérito Catarinense 2010 na próxima sexta-feira, dia 10 de dezembro. A homenagem será prestada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-SC) e a cerimônia acontecerá no auditório da Associação Regional de Engenheiros (ACE), em Florianópolis, a partir das 19h30. “É uma grande honra para nós recebermos esta distinção”, disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.
A homenagem é uma forma do CREA-SC reconhecer de profissionais e empresas que contribuem para o progresso dos segmentos vinculados à engenharia e arquitetura em no Estado. A Embrapa Suínos e Aves será premiada na categoria instituição pública. A Unidade é a única da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária instalada em Santa Catarina. É também a principal referência no País na pesquisa em suínos e aves mantida pelo governo federal. Desde que foi criada, em 13 de junho de 1975, a Embrapa Suínos e Aves disponibilizou mais de 400 tecnologias, que contribuíram para o desenvolvimento da avicultura e suinocultura brasileiras, ambas referência mundial.
A indicação para que a Embrapa Suínos e Aves recebesse a homenagem foi feita pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Concórdia e Região (Agrocon). Segundo o presidente da associação, Valdir Silveira de Ávila, foi feito um grande esforço para que a Embrapa Suínos e Aves recebesse a Medalha do Mérito Catarinense no ano em que completou 35 anos. “Parabenizo à Embrapa e todos os seus empregados pelos serviços prestados ao longo das últimas décadas ao Estado catarinense, ao Brasil e, por que não, a todo o mundo”, afirmou Valdir Silveira de Ávila.
O chefe geral da Embrapa Suínos e Aves representará a Unidade durante a homenagem do CREA-SC. Dirceu Talamini receberá a Medalha do Mérito Catarinense das mãos dos presidentes da Agrocon, Valdir Silveira de Ávila, e do CREA-SC, Raul Zucatto.