O Brasil exportou 5.108 toneladas de ovos de janeiro a maio deste ano. O total soma os ovos in natura e processados e foi 143,4% superior ao do mesmo período de 2020. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (24) dentro do levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Neste mesmo período, a receita com as vendas do produto foi de US$ 7,008 milhões, crescimento de 150,3% frente aos cinco primeiros meses de 2020.
Os Emirados Árabes Unidos seguem como principal destino das exportações do setor. No acumulado do ano até maio, o mercado do país árabe importou 3,750 mil toneladas, representando aumento de 335,5% frente ao volume comprado no mesmo período de 2020.
“As vendas internacionais de ovos seguem impulsionadas pela retomada dos níveis de consumo do mercado dos Emirados Árabes Unidos, gerando divisas em um momento importante para as empresas do segmento, frente à forte elevação dos custos de produção no mercado internacional, com a alta do milho e do farelo de soja”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Somente em maio, o Brasil embarcou 470 toneladas de ovos. Se comparado com o mesmo mês do ano passado, maio de 2021 também teve crescimento no volume exportado, desta vez de 42% superior. Já a receita das vendas chegou a US$ 797 mil este ano, aumento de 50,1% no mesmo comparativo com maio do ano passado.