Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Emoção e informação na 34a edição do Dia do Porco, em São Pedro do Butiá (RS)

<p>ACSURS enfatizou a importância da sustentabilidade e fortalecimento da suinocultura. De sua parte, o palestrante Tupan Brites emociona a platéia ao mostrar como os produtores têm potencial para encontrar o seu próprio caminho do sucesso.</p>

Redação SI (15/08/07) – "Wir freuen uns auf Euern Besuch!" ou "Nos contentamos com a sua visita". Estas foram às boas-vindas em alemão e em português recebidas pelos 950 participantes da 34a. Edição do Dia do Porco, tradicional evento da suinocultura gaúcha, realizado no dia 10 de agosto em São Pedro do Butiá. Suinocultores, representantes das agroindústrias, autoridades (deputados, executivos da Emater etc.), vindos de 57 municípios prestigiaram o acontecimento.

Situado no noroeste rio-grandense, a 510 quilômetros de Porto Alegre, São Pedro do Butiá tem colonização predominantemente alemã. Em 2007, completa 100 anos, sendo reconhecido como o município com maior número de leitões per capita. Com este currículo, "recebemos a honra de poder co-organizar o evento com a ACSURS (Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul)", explica o secretário de agricultura, Eugênio Tiago Rauber.

Durante o evento, o presidente da ACSURS, Valdecir Folador, enfatizou as diretrizes do CONSUINO, ferramenta para fortalecer a relação entre os produtores e as indústrias, e que visa também desenvolver estudos técnicos para definir um preço de referência para a comercialização. Numa outra frente, dando mostra da preocupação da suinocultura gaúcha com a sustentabilidade, foi apresentada a palestra "A Propriedade Suinícola e a Prudência Sustentável", pelo biólogo Nelson Grzybowski, consultor da ACSURS.

Durante a 34a. edição do Dia do Porco, a platéia também foi brindada com a palestra "Autoconhecimento — Motivação e Felicidade", apresentada por Tupan Brites, gerente de marketing Vitagri. Com mais de 100 palestras em seu currículo, e devendo alcançar a marca de 10 mil ouvintes até o fim do ano, o palestrante emocionou a platéia em São Pedro do Butiá ao demonstrar por meio de citações clássicas da filosofia (Platão, Sócrates, por exemplo) como a conquista da felicidade e o sucesso pessoal devem ser perseguidos como algo intrínseco a pessoa humana.

"A emergência e o excesso dos livros de auto-ajuda, embora bem intencionados, parece que está afastando as pessoas do autoconhecimento. Motivação, felicidade e alegria, que estão na essência dos seres humanos, hoje parecem mais distantes de ser alcançados. O que procurei mostrar é que cada um de nós tem um potencial muito grande para buscar a própria felicidade, e as respostas ao sucesso profissional e pessoal", comenta Tupan.

As dificuldades enfrentadas pelo palestrante até chegar ao evento, dão uma mostra do que ele apresentou. Mais de 14 horas ao volante, com muitas idas e vindas devido às falhas na sinalização na estrada, o fizeram chegar de madrugada, poucas horas antes da apresentação. Durante o evento, uma chuva insistente sobre o telhado de zinco, teimava em encobrir suas palavras. "Mesmo com todas essas adversidades, acho que consegui superar os desafios e passar o recado."

"Tupan conduziu muito bem a palestra. Sua apresentação, bastante concisa e objetiva foi num crescendo, e levou inúmeras pessoas às lágrimas", afirma Alfredo Barth, secretário administrativo da ACSURS. O deputado e vice-presidente da comissão de agricultura da Assembléia Legislativa do RS, Gerônimo Goergen, e Guacira Duarte Rodrigues, da Emater, por exemplo, foram alguns dos participantes que aplaudiram a palestra. "Sensibilizei-me de verdade", disse Guacira ao palestrante.

Nesse cenário, "o evento foi o ponto alto das comemorações do nosso centenário de colonização alemã. Só tenho a agradecer a todos pela dedicação. Foi muito positivo para os suinocultores da região", conclui Eugênio Tiago Rauber, o secretário de agricultura de São Pedro do Butiá, município que se apresenta oficialmente com a dística de "O Jardim Missioneiro".