Uma empresa de reciclagem animal, que faz o recolhimento de bovinos e suínos mortos de propriedades rurais em 75 municípios do Oeste de Santa Catarina, suspendeu as atividades na segunda-feira (06/03). As informações são do G1 e por conta da medida, os caminhões que fazem o transporte e as máquinas estão parados. Os funcionários receberam férias coletivas. Além disso, a paralisação preocupa produtores rurais da região que precisam dar destinação correta para as carcaças.
A empresa Cbrasa, que fica em Seara, reaproveita os resíduos animais desde 2017. As operações começaram por meio de um projeto pioneiro no estado e no país, com apoio dos órgãos municipais e estaduais. O óleo retirado é revendido para produção de biocombustível e a farinha pode ser usada como adubo.
“Estamos há dois anos buscando a autorização para poder comercializar a farinha. Exportando conseguiríamos no mínimo dobrar esse valor. O Ministério está vindo para o Oeste esta semana. Eles criaram um grupo de trabalho para estudar novamente o projeto, criar a instrução normativa, mas comercialmente ainda não temos nenhum parecer”, afirma.
Desde o início dos serviços prestados pela empresa, 85 mil coletas foram feitas. Um total de 12 caminhões percorria mais de 2 mil quilômetros por dia e atendiam cerca de 9 mil propriedades.
Uma das propriedades atendidas é a do produtor rural Francisco Jacir Canossa. “O último recolhimento foi sexta-feira. Esperamos que retorne o mais breve possível. Vamos ter que cortar e colocar na composteira. É delicado, muito trabalhoso e não temos compostagem para atender todos os animais que ficam dentro das granjas”, disse.