Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos Defumados

Empresa holandesa explora nicho com ovos defumados

Com os primeiros 100.000 ovos culinários já vendidos, eles planejam conquistar o resto da Europa

Empresa holandesa explora nicho com ovos defumados

Imagine um ovo com um sabor sutil de churrasco, trazendo a experiência dos ovos e do bacon, sem o bacon. Essa é a inovação de sabor que permitiu que Gijsbert e Annegien Bos, da Holanda, encontrassem seu nicho – com ovos defumados. Com os primeiros 100.000 ovos culinários já vendidos, eles planejam conquistar o resto da Europa.

Gijsbert e Annegien Bos, da empresa Smoked Egg Europe, comercializam ovos defumados em pequena escala no mercado holandês desde 2020. A Smoked Eggs Europe é uma verdadeira start-up e é por isso que recebeu um subsídio de Economia e Inovação do governo regional.

Inovação de sabor

O produto – ovos defumados – é uma verdadeira inovação de sabor. O ovo ainda está cru, mas tem um sabor defumado sutil. Annegien: “Alguns dizem que nossos ovos têm gosto de bacon que foi cozido com os ovos, ou um bom sabor de churrasco foi adicionado”.

Os ovos são – como os ovos normais – muito versáteis. Você pode fazer qualquer coisa com um ovo defumado: escalfá-lo, fritá-lo, mexe-lo ou usá-lo em seus pratos favoritos, como quiche ou molhos. Também é interessante experimentar pratos doces, como pavlova ou bolo, segundo o casal.

Conceito de ovo defumado uma inspiração australiana

O conceito de ovo defumado é originário da Austrália. Antes de Gijsbert frequentar a Hotel Management School em Maastricht, ele viajou pela Austrália com um amigo por um ano.

Durante esse tempo conheceu a família Kos, empresários da restauração. Gijsbert trabalhou no ramo de catering por alguns meses e se tornou um bom amigo da família Kos. Depois daquele ano viajando e trabalhando na Austrália, Gijsbert foi para a Escola de Hotelaria onde conheceu Annegien, agora sua esposa.

Eles terminaram seus estudos e foram para o exterior para trabalhar em diferentes hotéis em todo o mundo antes de retornar ao seu país de origem.

No final de 2018, a família Kos entrou em contato com Gijsbert para lhe dizer que havia desenvolvido um novo gosto por ovos crus. Eles perguntaram cautelosamente se Gijsbert estaria interessado em iniciar um teste na Europa com este produto inovador.

Patente mundial

Em 2019 Gijsbert decidiu visitar a família Kos novamente para aprender mais sobre os ovos defumados. Ele queria experimentar o sabor em primeira mão e descobrir as oportunidades no campo da culinária. Ele também queria saber o que o processo de fumar envolvia e aprender mais sobre como criar um business case.

Após a visita, a família Kos ligou para Gijsbert e Annegien para perguntar se eles poderiam ajudá-los a montar uma empresa de ovos defumados.

Gijsbert: “Você esperaria que eles preferissem manter essa técnica de defumação de ovos para si mesmos, mas eles tiraram uma patente mundial sobre esse processo especial de defumação. Então eles recebem royalties sobre tudo que produzimos. Sem necessidade de licença após 10 anos.”

Fornecimento de ovos com baixa pegada de carbono em mente

A família Kos queria ter um parceiro confiável na UE, diz o casal. Para poder defumar ovos, os ovos precisavam ser adquiridos. Então Gijsbert e Annegien foram procurar um avicultor na região que pudesse fornecer ovos para eles.

Eles escolheram um fornecedor regional porque queriam um produto com uma pequena pegada de carbono.

“Acabamos com o avicultor Harrie Beekmans, que mora perto de Oirschot. Ele é bem conhecido na indústria”, diz Gijsbert.

O casal perguntou a Beekmans se ele poderia fornecê-los com ovos marrons. Beekmans também os colocou em contato com Jan van Baast, que tem uma estação de embalagem de ovos e pode separar e embalar ovos.

Uma estrela bem-estar animal

Beekmans comprou bandejas de plástico que se encaixam perfeitamente na caixa de fumaça projetada por Gijsbert e Annegien. Beekmans: “Smoked Egg Europe paga-me um preço justo pelos meus ovos.

Também gosto da ideia de contribuir para um projeto inovador.”

Os ovos fornecidos pelo avicultor Oirschot cumprem com o rótulo de qualidade holandês ‘Beter Leven’ de uma estrela da organização holandesa de proteção animal.

Em princípio, os ovos brancos e marrons podem ser defumados, mas o casal optou por ovos marrons. Gijsbert: “A razão é que achamos que os ovos marrons são visualmente mais atraentes após o processo de defumação”.

Para garantir que tivéssemos o capital inicial certo para poder montar a empresa, solicitamos um empréstimo para inovação do Rabobank.

Empréstimo para inovação do Rabobank

Em dezembro de 2019 eles receberam os planos para instalação do sistema de defumação. A instalação teve que ser feita por um engenheiro.

Gijsbert e Annegien lançaram uma licitação para obter a melhor cotação e planejamento. O engenheiro belga Wim Mostaert de Aximet apresentou a melhor oferta. Mostaert montou a instalação junto com o engenheiro australiano Jim Hocking da Unipulse.

Gijsbert: “Para garantir que tivéssemos o capital inicial certo para poder montar a empresa, solicitamos um empréstimo para inovação do Rabobank. Para ser elegível para um Empréstimo para Inovação do Rabobank, você precisa elaborar um plano de negócios e apresentar sua ideia ao Rabobank. Gijsbert: “Este é um ótimo exercício para uma start-up porque força você a fazer escolhas claras.”

Problemas iniciais de dentição

Depois que o empréstimo foi concedido, eles lançaram oficialmente o negócio em junho de 2019. Inicialmente, era muito discreto, com um protótipo simples de defumador de ovos em seu quintal. Annegien ri: “E que não deu certo logo de cara.

O defumador de ovos foi colocado do lado de fora e, por causa do clima, o defumador não funcionou continuamente. Então, nem sempre funcionou.” Após um ano de testes do protótipo, um grande gerador de fumaça e todos os outros equipamentos chegaram da Bélgica. O engenheiro Wim Mostaert montou o grande defumador.

O protótipo pode conter 300 ovos, enquanto o grande gerador de fumaça pode conter até 100.000 ovos. Para abrigar o novo gerador de fumaça desde junho de 2020, o casal alugou um local comercial de 400 m2 em Drunen, na Holanda.

Gijsbert: “Primeiro fizemos um teste aqui por 3 dias e fizemos vários ajustes até que o sistema funcionasse ao nosso gosto”.

Defumar 10.000 ovos a cada 14 dias

O processo de defumar na Austrália é um pouco diferente do que na Holanda. Na Holanda, os ovos são colocados em suportes de nidificação em uma caixa de fumaça e a fumaça da unidade próxima à caixa de fumaça é soprada sobre os ovos. Gijsbert: “Esse método de defumar é chamado de defumação a frio.

Na Austrália, eles usam a mesma técnica, mas os ovos são lavados antes de serem fumados. Isso é obrigatório na Austrália, enquanto na Europa não lavamos os ovos.”

O casal não operou imediatamente na capacidade máxima de 100.000 ovos. Por enquanto, eles defumam 10.000 ovos a cada 14 dias.

Annegien: “No momento, produzimos sob demanda. Assim que as vendas começarem a subir, podemos fazer uma previsão melhor e aumentar a produção.”

Navegando na pandemia do corona

Eles inicialmente queriam começar com uma produção maior, mas a pandemia de coronavírus e as medidas que se seguiram em todo o mundo atrapalharam os trabalhos.

Annegien: “Na verdade, queríamos fornecer totalmente o setor de serviços de alimentação, mas tivemos que fechar devido à crise da coroa. As vendas para o setor de food service parecem promissoras, pois os chefs entendem o que você pode fazer com um produto tão especial.”

Para aproveitar ao máximo a situação, Annegien mudou rapidamente a estratégia da Smoked Egg Europe e começou a procurar compradores em lojas e delicatessens do país e da fazenda. Além disso, eles começaram a explorar oportunidades em grandes lojas de varejo e supermercados.

Constantemente conquistando novos clientes

Gijsbert e Annegien dizem que ainda não ganharam um centavo com a venda dos ovos, mas estão pagando principalmente os investimentos que fizeram.

Gijsbert: “Essa também é a natureza de uma start-up. No entanto, a partir do final de 2021 devemos mostrar crescimento. O banco também entende que devido à pandemia, nós, como muitos outros empreendedores, não pudemos começar a crescer imediatamente para cumprir nossas metas.” O casal espera começar a ganhar muito dinheiro no início de 2022.

Mais de 100.000 ovos defumados já foram vendidos para empresas holandesas. Alguns dos ovos vão para a cadeia de supermercados holandesa Jumbo e para o supermercado online Crisp. 6 ovos numa bela caixa (ver foto) custam atualmente 2,99€. Eles estão trabalhando para atingir sua segunda meta de 250.000 ovos.

Annegien: “Estamos constantemente conquistando novos clientes. Tentamos visitar o maior número possível de eventos e mercados e deixar os consumidores provarem os ovos. Os produtos se vendem sozinhos, por assim dizer.”

Expandindo o reconhecimento da marca

E o casal está olhando mais longe também. Annegien: “Atualmente, existe uma empresa no Reino Unido que deseja adquirir uma licença de avaliação. Eles querem defumar ovos para o mercado britânico. Além disso, sabemos de uma empresa nos EUA que também quer começar a oferecer ovos defumados. Eles não são concorrentes porque todos têm sua própria licença claramente definida. Na verdade, vai nos ajudar. Juntos, colocaremos este produto único no mercado e aumentaremos o reconhecimento da marca.”

Gijsbert e Annegien já realizaram um piloto na Alemanha via Go2Market entre junho e agosto de 2021. E com sucesso: eles estão conversando com vários supermercados alemães e também estão de olho na Bélgica e nos países escandinavos.

Gijsbert: “Mas, por enquanto, a Holanda continua sendo o mercado principal. Nossa meta é poder entregar 100.000 ovos defumados toda semana até meados de 2022.”