Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Empresas Brasileiras que investiram em energia solar já sentem economia

Empresas Brasileiras que investiram em equipamentos de energia solar este ano já sentem os benefícios e a poupança na fatura energética

Empresas Brasileiras que investiram em energia solar já sentem economia

A Energia Solar tem sido uma das energias que mais investimento tem tido por parte das empresas, e pelo que se tem visto, as empresas que investiram ainda este ano na Energia Solar, já está a sentir o alívio, mesmo o consumo ter baixado!

Isto porque, segundo a ABSOLAR, o uso da tecnologia é a alternativa para as empresas que viram a sua atividade económica reduzida, devido ao Covid-19! E apesar de nesta conjuntura “investimento” ser uma palavra proibida, nem sempre a lógica é a melhor opção!

Temos o exemplo da empresa “Refeições Ao Ponto”, que está localizada em Santa Cruz do Sul (RS), tem mais de 25 anos de experiência no mercado da alimentação coletiva. Em janeiro de 2020, antes da pandemia mundial afetar o Brasil, investiu num sistema solar fotovoltaico, tendo o consumo de energia elétrica caído cerca de 40%, quando comparado com o consumo mensal da empresa nos meses precedentes ao investimento.

Ora, essa poupança de 40% na fatura de eletricidade está a permitir compensar a queda nas vendas, que resultaram da retração da economia brasileira devido à pandemia Covid-19.

“Há no País mais de 70 linhas de financiamento que permitem adquirir a tecnologia fotovoltaica com quase nenhum aporte, além de possuírem taxas a 0,8% ao mês, o que viabiliza a instalação”. Pois o valor poupado na fatura de eletricidade abate na parcela do financiamento, libertando recursos para recompor as finanças das empresas.

Ainda segundo a ABSOLAR, aplicar a energia solar fotovoltaica em telhados e terrenos permite às empresas reduzir os custos energéticos em 95%, aumentado a sua capacidade de investimento no negócio, bem como gerar novos empregos.

Retoma da atividade econômica

A retoma da atividade económica vai ser lenta, sendo assim necessário que as empresas tenham um programa bem delineado de apoios, para que se aguentem a médio e longo prazo. E será nesse médio e longo prazo que o consumo voltará a crescer, e assim a procura por energia também.

Desde 2012, a ABSOLAR, estima terem sido investidos por privados cerca de 6.1 biliões de reais em energias renováveis.

“O investimento em equipamentos de energia solar é uma maneira de economizar, o que possibilita também investir em outros setores do negócio, além de permitir uma autonomia energética para as operações. Outro ponto são as iniciativas de responsabilidade ambiental, que vão muito além de estratégia de mercado, mas que se propagam cada vez mais em busca de qualidade de vida para as próximas gerações”, disse Mara Schwengber, coordenadora regional da ABSOLAR, e executiva da Solled (empresa que desenvolveu o projeto).

Ronaldo Koloszuk, relembra que o sistema solar fotovoltaico é o melhor investimento para empresas e cidadãos, pois garante um retorno muito acima do que é oferecido no mercado financeiro “Como o juro real no Brasil está mais baixo, os consumidores têm buscado alternativas de investimentos com retornos mais rápidos, como é o caso da energia solar”.

O Brasil é uma nação solar por natureza, com conduções privilegiadas para se tornar líder mundial nas energias renováveis solares “A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”, disse o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.