[quotes_menu]

Aniversário

Esalq completa 109 anos

Filarmônica De Violas se apresenta no Teatro Municipal de Piracicaba em comemoração ao aniversário da instituição.

Um século e quase mais uma década de história. De um cidadão que doou suas terras ao treinamento e aperfeiçoamento de profissionais; da tradição ao avanço rápido da tecnologia e da ciência; das carteiras escolares à transferência de saberes à sociedade; de 7 a 12.418 alunos formados; da Escola Prática São João da Montanha à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ); complexo de ensino, pesquisa e extensão de elevada produção acadêmica e intelectual.
Atualmente, 2008 alunos estão matriculados nos seis cursos de graduação da Escola. São eles: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, e Gestão Ambiental. Outros 1068 frequentam os programas de pós-graduação, que são: Ciência Animal e Pastagens, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia Aplicada, Entomologia, Estatística e Experimentação Agronômica, Física do Ambiente Agrícola, Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Biologia Celular e Molecular Vegetal, Irrigação e Drenagem, Máquinas Agrícolas, Microbiologia Agrícola, Recursos Florestais, Solos e Nutrição de Plantas, dois programas interunidades e mais um programa interinstitucional.
Os índices de mobilidade internacional chamam a atenção na realidade esalqueana. Durante o primeiro semestre, visitaram a Escola mais de duas centenas de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais integrantes de centros de pesquisa com as quais a ESALQ mantém convênios ou programas de parceria. Passaram por aqui representantes de instituições norteamericanas de Ohio, Illinois, Carolina do Norte e Louisiana; professores da ESA/Angers e membros da Confédération Paysanne (ambas da França); docentes e alunos da Tókio University of Agriculture (Japão) e das universidades argentinas de Buenos Aires, La Plata, Tucumán e Rio Cuarto.

Atualmente, encontram-se na ESALQ, 19 alunos de graduação vindos da França, Chile, Hollanda, Argentina e Espanha. Em contrapartida, encontram-se fazendo disciplinas na França, Holanda, Itália, Argentina, Alemanha, Bégica, Estados Unidos e Portugal, 74 esalqueanos.

Filarmônica De Violas

Para comemorar 109 anos de existência, a ESALQ programou uma atividade que concretiza o sonho de todas as pessoas que saíram do interior e foram viver em grandes centros sem perder suas raízes. Pelas mãos do músico Ivan Vilela, esse sonho se concretizou em forma de orquestra, reunindo violeiros que desde 2001 presenteiam o público com apresentações como esta que está prestes a acontecer no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.
Marcado para hoje (2), às 20h30, o espetáculo que celebrará o aniversário da instituição com a Orquestra Filarmônica de Violas, será uma oportunidade para os interessados conhecerem a beleza e a simplicidade do universo caipira desta que congrega 20 violeiros afinados com a essência da música caipira autêntica.
O ingresso pode ser retirado na SCAC, ou diretamente na bilheteria do Teatro, em troca de itens de higiene pessoal (sabonete e creme dental – não obrigatório). Os donativos, que devem ser entregues somente no Teatro, serão encaminhados para a Ala Masculina da Diocese de Piracicaba.

Informações pelo telefone (19) 3429.4392 ou pelo e-mail [email protected].