[quotes_menu]

ESALQ forma engenheiro agrônomo no. 10.000

Cerimônia de colação de grau dos 191 formandos acontece na próxima sexta-feira (23/01), as 18h30, no gramado central da Escola.

Redação (20/01/2009)- Na próxima sexta-feira (23/1), as 18h30, acontecerá a Sessão Solene de Colação de Grau das turmas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), graduadas em 2008. A cerimônia, que este ano integra a programação comemorativa dos 75 anos da Universidade de São Paulo (USP) será no gramado central da Escola e marca a formatura da 105ª Turma de Engenheiros Agrônomos, 34ª Turma de Engenheiros Florestais, 8ª Turma de bacharéis em Ciências Econômicas, 5ª Turma de bacharéis em Ciências dos Alimentos, 4ª Turma de bacharéis em Gestão Ambiental e 3ª Turma de bacharéis em Ciências Biológicas.

Os formandos terão como Paraninfo Roberto Cano de Arruda, diretor da Sociedade Rural Brasileira e engenheiro agrônomo formado pela ESALQ em 1963. O mestre de cerimônias será o professor Luiz Gustavo Nussio, do departamento de Zootecnia (LZT). O patrono de cada turma será, respectivamente, Christiano Ernesto Burmeister (Diretor Presidente da Iharabras S/A Indústrias Químicas), para a turma de Engenharia Agronômica; Antonio Sergio Alípio (Diretor Presidente da Veracel Celulose S/A), da turma de Engenharia Florestal; Ivan Wedekin (Diretor de commodities da BM&F-Bovespa), da turma de Ciências Econômicas; Miguel Graziano Russo (Vice-Presidente da Independência Alimentos Ltda.), da turma de Ciências dos Alimentos; Marcos Sawaya Jank (Presidente da UNICA – União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), da turma de Gestão Ambiental; Siu MuiTsai (Professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA), da turma de Ciências Biológicas.

No dia 24, as comemorações dos formandos continuam. As 11h, ocorrerá no Salão Nobre da ESALQ a Cerimônia de Ação de Graças e as 12h, haverá no parque da Escola o plantio das árvores da Classe de 2008.

Engenheiro Agrônomo nº 10.000
No ano em que a USP completa 75 anos e a ESALQ completará 108, a cerimônia de formatura das turmas de 2008 marcará mais um importante fato histórico: a formação do engenheiro agrônomo nº 10.000, que será a aluna Susana Lin. Susana fala do significado dos anos passados na Escola. “Considero a ESALQ a minha segunda casa, pois conheci os meus amigos e aqui encontrei a base e os fundamentos para o meu crescimento e desenvolvimento profissional, o que possibilitará a abertura de muitas portas e oportunidades”, enfatiza.  Sobre a homenagem, a aluna que se identificou com as áreas de produção vegetal e agroindústria, só tem a agradecer. “Tenho muita honra de receber o prêmio de Engenheiro Agrônomo nº 10.000. Gostaria de agradecer tudo isso a Deus, meus pais, a ESALQ – principalmente aos professores e meu orientador professor Ernani Porto por ter se esforçado e dedicado o seu tempo durante a minha trajetória acadêmica, e por fim, o apoio dos meus queridos amigos”.

Para o diretor da ESALQ, Antonio Roque Dechen, “o fato é marcante pois cumpre o papel central da Universidade que é a formação de profissionais que com seriedade e competência atuam no desenvolvimento da agricultura brasileira”. Dechen reforça ainda o papel da Escola no cenário do agronegócio. “A atuação dos profissionais de agronomia é responsável pelo atual desempenho maçante do País no cenário agrícola internacional. O sucesso do agronegócio brasileiro tem a participação da ESALQ”, ressalta.

Prêmios e Homenagens
Este ano, os alunos premiados pelo melhor desempenho em cada turma serão: Maria Luisa Bonazzi Palmieri (Ciências Biológicas); Felipe Augusto Gasparotto (Gestão Ambiental); Thais Hortense de Carvalho (Ciências Econômicas); Letícia Pedroso Ramos (Engenharia Florestal); Suzana Lin (Engenharia Agronômica). Além disso, receberão homenagens da classe de 2008, os seguintes professores e funcionários:

Professores
Ciências Biológicas:  Jaime Aparecido Bertoluci e Luiz Carlos Ruiz Pessenda;
Gestão Ambiental:  Demóstenes Ferreira da Silva Filho e Silvia Maria Guerra Molina;

Ciências dos Alimentos: Sandra Helena da Cruz e Silvia Helena Galvão de Miranda;
Ciências Econômicas:  Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes e Silvia Helena Galvão de Miranda;
Engenharia Florestal: José Leonardo de Moraes Gonçalves e José Luiz Stape;
Engenharia Agronômica: Claudio Maluf Haddad, Durval Dourado Neto, Evaristo Marzabal Neves, Godofredo Cesar Vitti, José Laércio Favarin e Paulo Cesar Sentelhas.

Funcionários
Ciências Biológicas: Fábio Augusto Bazanelli e Paulo Jaoudé; 
Gestão Ambiental: Paula Tecchio de Macedo Ehlers e Pedro Scardua;
Ciências dos Alimentos: Claudia Maria Maniero Martins e Regina Célia Cardoso Marafon;
Ciências Econômicas: Márcia Maria Beltrame e Pedro Scardua;
Engenharia Florestal: Jefferson Lordello Polizel e Rildo Moreira e Moreira;
Engenharia Agronômica: Jesuíno Ferrari, Lauriano Alves da Silva e Silvia Borghesi.

Dupla diplomação em Engenharia Agronômica
A cerimônia deste ano marca também a consolidação do programa de dupla diplomação em engenharia agronômica, dentro do convênio de parceria entre Brasil e França. Por conta deste fato, estarão presentes professores franceses de três instituições daquele país, por conta da formatura da 1ª turma da dupla diplomação. São eles: professor Claude Barbichon (coordenador de Relações Internacionais da AgroParisTech/Paris); professora Marie Lummerzheim (coordenadora de Relações Internacionais da E.I. Purpan/Toulouse); professor Stéphane Brochier, diretor de Relações Internacionais da FESIA (Federação das Escolas Superiores de Engenharia em Agricultura) -ESA/Angers; professor Yannick Lautrou, especialista em zootecnia da ESA/Angers; professor Sébastien Couvreur, veterinário da ESA/Angers. Participaram do programa de dupla diplomação, até 2008, seis alunos brasileiros e três franceses.