Lançado no dia 2 de julho, no XVI Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), o conceito “Escolha + Carne Suína” chama a atenção pela qualidade e eficiência. A proposta busca unir forças no setor e aumentar o consumo da proteína suína, que é um equilíbrio entre sabor, saúde e praticidade. O consumidor, mais do que nunca, se adequa à ideia, motivado pelo preço do produto, que está cada vez mais acessível quando comparado a outros do mercado.
Idealizado pela ABCS, com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e criado pela agência de Branding Ana Couto, o conceito tem objetivo de alavancar ainda mais o consumo, por meio de um trabalho conjunto, que vai desde a produção a comercialização da proteína. Tudo isso impulsionado pelo momento favorável do setor.
Formalizado em uma inovadora estratégia de marketing, o “Escolha + Carne Suína” passa a ser uma plataforma de divulgação e conscientização do consumidor e da cadeia produtiva nacional sobre a proteína. A ideia é começar com o estímulo, despertar o interesse e construir um bom relacionamento com as pessoas, para modificar a cultura e o prato do brasileiro.
O diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, reforça os ganhos do projeto. “O conceito Escolha + Carne Suína foi lançado há alguns meses, portanto ainda estamos começando a construir as ações desse projeto. Contudo, já conquistamos importantes objetivos como a consolidação e reunião de toda a cadeia em prol do aumento da demanda de consumo da carne suína”, disse.
Além disso, outra ação do conceito vem alavancando as vendas da carne suína no mercado nacional. Como explica Nilo, o Escolha + carne suína recebeu o apoio de grandes redes de supermercados. As bandeiras passaram a desenvolver suas campanhas baseadas nos princípios de mais sabor, saúde e qualidade do produto, e os ganhos foram enormes. “A adesão do GPA (Grupo Pão de Açúcar) ao conceito, durante a 3ª Semana Nacional da Carne Suína, corrobora com a força desse projeto, uma vez que passou pelo crivo da equipe de marketing da maior rede varejista do país. Essa parceria com o GPA atesta a qualidade do trabalho que a ABCS vem desenvolvendo, além de dar força e auxiliar o setor na busca pela conquista de mais consumidores e empresas apoiadoras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS)”, destacou o diretor.
Segundo nota divulgada pela ABCS, além do GPA, as lojas do Extra também aderiram ao conceito, ação que intensificou as vendas da carne suína, registrando aumento de 75% nos primeiros dias de venda das lojas.
Site – Para oferecer mais opções ao consumidor e mostrar os diversos tipos de cortes e receitas que a proteína pode oferecer, foi elaborado ainda o site do Escolha + Carne Suína. A página aproxima o público com o produto e conta com um espaço exclusivo para tirar dúvidas e esclarecer mitos sobre a carne com o preparador físico Márcio Atalla. “É mais uma ferramenta de aproximação do setor suinícola com os consumidores, tornando-se uma importante ferramenta para a transmissão de informações sobre a qualidade e saudabilidade do produto”, sugere Nilo de Sá. O site pode ser acessado no endereço http://maiscarnesuina.com.br.
A presidente da Assuvap, Patrícia Morari, falou da importância em se desenvolver projetos como o “Escolha + Carne Suína” e parabenizou a iniciativa. “A suinocultura cada vez mais ganha espaço no mercado brasileiro. Parte desse ganho é reflexo do conceito de sabor, saúde e qualidade que é atribuído à carne suína. Apresentar um produto de qualidade, como é o nosso, é imprescindível, mas também é preciso informar o consumidor sobre o produto, para que vejam os benefícios de incluir a carne suína no cardápio. O ‘Escolha +’ só tem a acrescentar na nossa busca constante pelo desenvolvimento do setor”, disse.