Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Espanha: 86 granjas avícolas fecharam em Castilla y León

2,7 milhões de animais deixaram de chegar ao mercado, por isso o medo de desabastecimento cresce no setor<br /> 

Espanha: 86 granjas avícolas fecharam em Castilla y León

O aumento dos custos de produção, sobretudo os relacionados com as contas de luz e gás, abafou a sua rentabilidade dos avicultores espanhóis e após um ano a situação piorou.Segundo dados da Associação ‘Defenda sua Avicultura’, que representa 26% dos produtores de carne de frango do país (500 granjas), só em Castilla y León 86 delas deixaram de produzir, o que se traduz em 2,7 milhões de animais.

Alexis Codesal, presidente do grupo, traça o perfil das fazendas que optaram por não colocar galinhas em seus galpões e enfoca aquelas fazendas cujos galpões são alugados. “Eles são os primeiros que fecharam, os navios não são deles e são os primeiros que conseguiram se livrar da perda não trazendo mais animais”.

Das 938 granjas existentes na região, segundo  Codesal, 8% estão nesse regime e no último ano 75% deixaram de enfrentar a criação. “O problema surge quando tens um navio e os teus pais te avalizam com uma casa, com um terreno ou tens investido todas as tuas poupanças, como é que vais falir o negócio da noite para o dia? afirmou

Alexis Codesal, que conhece bem a realidade, afirma que as pessoas “tentam aguentar como podem, pagam empréstimos e não têm salário, puxam poupanças até acabar ou colocam dinheiro da agricultura, mas isso é não é justo com ninguém.”