Os hábitos de consumo da carne suína estão mudando no Brasil. Para melhor, sobretudo fora de casa. Antes restrita ao consumo doméstico ou aos restaurantes das grandes cidades (ou ainda ao célebre sanduíche de pernil na porta dos estádios), a carne suína caiu nas graças de renomados chefs de cozinha e hoje é a estrela de diferentes cardápios; das casas de “alta culinária” ao food truck parado ali na esquina.
O porco está na moda e a carne suína vem ganhando o mainstream
Restaurantes como o Vito, do chef André Mifano; Goya, de Diego Belda, e Casa do Porco, de Jefferson Rueda, têm na carne suína sua principal vedete e um menu que explora toda a sua versatilidade. É muita carne suína no cardápio em pratos que fogem do óbvio e são preparados com diferentes influências, sejam elas brasileiras, multiculturais, contemporâneas ou criativa-autoral.
A edição 264 de Suinocultura Industrial abordou esta tendência em reportagem especial, com imagens que dão água na boca.
André Mifano, do Vito, à frente de sua equipe. Dia do Santo Porco caiu no gosto do paulistano e atrai um número maior de pessoas a cada edição [Crédito: Divulgação]