O Ministro da Modernização da Agricultura e Desenvolvimento Regional do Estado Sarawak na Malasia afirmou que 32.204 suínos foram abatidos no estado em 16 de agosto para conter a propagação da Peste Suína Africana (PSA).
Segundo o ministro para conter a propagação da PSA de uma divisão para outra, a Seção 36 da Portaria de Saúde Pública Veterinária de 1999 foi usada para controlar os movimentos do gado. “Foi implementado o Procedimento de Teste e Abate, este procedimento apenas permite que as explorações de suínos registadas e com autorização de circulação, enviem os respetivos suínos para matadouro para serem testados e marcados antes do abate para venda”, detalhou
Em comunicado a imprensa loca ele dissse que estão realizando o monitoramento contínuo das atividades de abate em matadouros não registrados realizado. Além disso, ele destacou que as sessões de engajamento com agências relevantes foram realizadas antes do surto, especialmente com a agência que guarda a entrada em Sarawak e também com os operadores de serviços postais e de correio.
O ministro apontou que que o surto de PSA começou a se espalhar no distrito de Lawas, divisão de Limbang, por volta de julho de 2021, devido às atividades de caça ao javali na fronteira de Sarawak-Kalimantan.