O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reportou na última quinta-feira (09/04) um surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em um rebanho com mais de 30 mil perus para abate Condado de Chesterfield, Carolina do Sul.
De acordo com o relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal, o vírus encontrado no plantel é do sorotipo H7N3. Os sinais clínicos incluíam sinais respiratórios e aumento da mortalidade. As autoridades estaduais colocaram em quarentena as instalações afetadas e o despovoamento de aves foi concluído. Os controles de movimento também foram implementados.
Ainda segundo o relatório, este é o primeiro caso confirmado de IAAP em aves comerciais nos Estados Unidos este ano. As instalações têm um vínculo epidemiológico com outras instalações da Carolina do Sul afetadas recentemente pelo vírus influenza aviária de baixa patogenicidade (IABP) H7N3. O Serviço de Inspeção Sanitária Animal do USDA (APHIS) e o Serviço Veterinário do Estado da Carolina do Sul, parte da Saúde de Aves de Capoeira da Universidade Clemson (CULPH), intensificaram as medidas de biosseguridade na região.