Pessoas que têm uma dieta rica em proteínas podem diminuir o risco de desenvolver pressão alta, segundo estudo publicado no American Journal of Hypertension e realizado por médicos da Universidade de Boston. Na pesquisa, os participantes que consumiram uma média de 100 gramas de proteína por dia foram 40% menos propensos a ter hipertensão comparado com os pacientes que ingeriram uma quantidade inferior da substância.
Os pesquisadores analisaram a ingestão de proteína por participantes saudáveis durante 11 anos e associaram os dados ao desenvolvimento de hipertensão. Eles descobriram que quem consumia mais proteína — seja de origem animal ou vegetal — tinha, estatisticamente, menor pressão arterial.
Em geral, estes efeitos positivos foram notados tanto em obesos, quanto em indivíduos dentro do peso. Quando a dieta também tinha um maior consumo de fibras a redução do risco de desenvolver hipertensão subiu para 60%.
“A ingestão de proteína pode desempenhar um importante papel na prevenção a longo prazo da hipertensão”, explicou o cientista Lynn Moore.
A hipertensão é um dos fatores de risco mais comuns que provocam acidente vascular cerebral (AVC), além de acelerar o aparecimento de doenças cardíacas.