Três executivos que trabalhavam para a empresa avícola Pilgrim’s Pride e dois executivos da Claxton Poultry Farms foram considerados inocentes nesta quinta-feira por fixar preços no setor avícola.
Um funcionário do tribunal disse na quinta-feira em um e-mail que os cinco foram absolvidos, encerrando a terceira tentativa do Departamento de Justiça de obter uma condenação.
Os ex-presidentes da Pilgrims Pride, William Lovett e Jayson Penn, foram considerados inocentes, assim como o ex-vice-presidente da Pilgrim’s Pride, Roger Austin. Mikell Fries, presidente da Claxton Poultry, e Scott Brady, vice-presidente da Claxton, também foram absolvidos.
O governo havia originalmente acusado 10 executivos de fixação de preços, mas retirou as acusações contra cinco deles após dois julgamentos improcedentes.
Em 2020, a Pilgrim’s Pride Corp concordou em pagar uma multa de US$ 110,5 milhões depois de fechar um acordo judicial com o Departamento de Justiça por acusações de fixação de preços em produtos de frango. A Pilgrim’s Pride é majoritariamente controlada pelo frigorífico brasileiro JBS.
Os preços das asas e peitos de frango, por sua vez, subiram 38% e 24% desde fevereiro em relação ao ano anterior, respectivamente, segundo pesquisa do Wells Fargo.